quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Guardas municipais participam de projeto-piloto de segurança em São Francisco

 


A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), inicia neste mês de março um projeto piloto de patrulhamento preventivo com a Guarda Municipal. O objetivo é diminuir os índices de desordem pública, aumentar a sensação de segurança e colaborar para a diminuição dos índices de criminalidade nos bairros. O programa é mais uma ferramenta disponibilizada pela prefeitura para o atendimento à população. O projeto será implantado inicialmente no bairro de São Francisco, na Zona Sul da cidade, baseado fundamentalmente em uma ação articulada com a comunidade local.

Para garantir que o projeto piloto tenha apoio da população e possa ser feito de acordo com as necessidades do bairro, o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, e o Inspetor Geral da Guarda Municipal, Paulo Brito, se reuniram com moradores de São Francisco nesta terça-feira (28) à noite. O patrulhamento já existente no bairro terá o reforço de agentes utilizando bicicletas elétricas.

“Vamos entrar na fase dos testes. É um projeto experimental em que contaremos com o apoio da população. Vamos atuar de acordo com suas demandas, mas as equipes, além do patrulhamento normal, coletarão informações para garantir maior agilidade no atendimento aos moradores, trabalhando com uma maior aproximação de nossos guardas com os cidadãos. Será um patrulhamento preventivo baseado numa abordagem de proximidade com a sociedade”, explicou o secretário Paulo Henrique de Moraes.

A atuação dos guardas municipais acontecerá no polígono entre a Avenida Presidente Roosevelt até a Avenida Ruy Barbosa, e o outro Avenida Quintino Bocayuva até a Praça Emílio Abunamam, em sua fase inicial.

“Estaremos diariamente com as equipes da ronda de bicicleta e nossas equipes de patrulhamento de rotina. Nosso termômetro será o contato diário com os moradores de que nossas estratégias estão sendo bem empregadas e de forma a atender o que o cidadão precisa, mostrando aos nossos guardas no dia-a-dia”, explicou o inspetor geral da Guarda Municipal, Paulo Brito.

Além disso, a população pode contar com os já existentes canais de comunicação o 153, e o whatsapp do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), além do grupo de apoio criado pelos moradores do qual os Guardas farão parte. A população receberá atendimento de Guardas Municipais treinados e experientes para agilizar os atendimentos.

Ferramentas e ações disponibilizadas pela Prefeitura desde 2015 para ajudar a reduzir índices de criminalidade

A Prefeitura de Niterói vem investindo para auxiliar as Forças de Segurança no combate à criminalidade. Desde 2015, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) ajudou na investigação e elucidação de crimes que também levaram à prisão de criminosos, presos em ações orientadas pelos guardas municipais que atuam no local. Foram mais de 3.700 exportações de imagens para as delegacias e tribunais de Justiça, com auxílio também do setor de inteligência do órgão. O trabalho do Cisp já se tornou uma referência, sendo procurado por integrantes das áreas de segurança de outros estados e municípios que visitam Niterói para conhecer os serviços oferecidos no local.

O Centro conta com 522 dispositivos e 10 portais de segurança nas entradas e saídas que monitoram a cidade 24 horas.

A cidade é monitorada ainda com 120 câmeras de Cercamento Eletrônico, capazes de reconhecer fragmentos de placas, letras e números que estejam envolvidos em algum tipo de ocorrência.

Graças ao sistema de Cercamento eletrônico, mais de 410 veículos envolvidos em crimes ou clonados foram recuperados desde 2019 com a implantação das câmeras Inteligentes, sendo em ações em tempo real, com aviso às forças de segurança, que fazem o cerco e efetuam a prisão, ou através de ação de monitoramento de quadrilhas ou envolvidos em crimes para posterior prisão.

Já foram mais de 250 mil chamados pelo telefone 153, em diversas áreas, nos últimos sete anos. No espaço da Prefeitura de Niterói, trabalham de forma integrada as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil. O CISP integra as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil e proporcionou a maior redução de criminalidade que já havia sido registrada na cidade nos últimos 20 anos, chegando a reduzir em mais de 80% alguns indicadores como furtos, roubo de veículos, letalidade violenta, entre outros. O Cisp conta ainda com agentes da Polícia Militar e do Programa Segurança Presente que auxiliam os Guardas Municipais no acionamento dos agentes de segurança mais próximos.

O órgão também recebe, na área de delitos, denúncias ou comunicados de roubos, furtos, clonagem de veículos, atitude suspeita, apoio, averiguação preventiva, estelionato, dentre outros. Para cada ação, denúncia ou comunicado, os operadores do Call Center orientam para o órgão responsável ou o setor de inteligência passa a rastrear a situação.

As ações fazem parte da estratégia do Pacto Niterói Contra a Violência, política pública de segurança do município e que conta com 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada.

As principais ações da Prefeitura de Niterói em apoio à Segurança

– Pacto Niterói Contra Violência – Com investimento total de R$ 304 milhões, o Pacto Niterói Contra Violência conta com 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial integrada. Niterói é o único município do Estado a contar com um programa integrado deste porte, atuando em diversas áreas para auxiliar os órgãos de segurança.
– Reestruturação da Guarda Municipal, com aumento de efetivo, valorização profissional e foco na qualificação
– Criação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em 2015
– Construção de Companhias Destacadas para Polícia Militar
– Inauguração da Delegacia de Homicídios de Niterói
– Construção da Cidade da Ordem Pública
– Criação do Observatório de Segurança
– Reforma de delegacias
– Estruturação do Cercamento Eletrônico, com 70 câmeras inteligentes espalhadas por locais estratégicos da cidade
– Ampliação do Proeis

Fonte: Prefeitura de Niterói



quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

ENGENHO DO MATO: Visitei mais uma vez as obras de drenagem e pavimentação do bairro









Fotos Leonardo Simplicio.

Hoje, fui mais uma vez vistoriar as obras de drenagem e pavimentação das ruas do bairro do Engenho do Bairro, que é a maior intervenção deste tipo já realizada em Niterói, incluindo 117 ruas. Só nesta obra, a prefeitura está investindo R$145 milhões para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Ao todo, 75 ruas já receberam rede de drenagem e cerca de 30 encontram-se com obras completamente concluídas, com rede de drenagem, pavimentação e reforma das calçadas. Esse é um investimento que gera emprego, melhora a qualidade de vida e deixa a cidade mais preparada para receber investimentos.

As melhorias no local integram o pacote de reformas na Região Oceânica, iniciado em 2019, e que já transformou ou está sendo implantado nos bairros de Santo Antônio, Maralegre, Maravista, Serra Grande, Cafubá, Fazendinha, Itaipu e Jardim Imbuí. 

O investimento no Engenho do Mato veio posteriormente aos do Maravista pois era preciso começar as intervenções a jusante para viabilizar a drenagem. Foram muitos desafios para desenvolver o projeto, pelas próprias características da ocupação do bairro que em grande parte aconteceu de forma desordenada. 

Outro destaque do programa de urbanização do Engenho do Mato é a inclusão dos moradores no desenvolvimento da iniciativa. Antes do início dos trabalhos, a Prefeitura realizou reuniões com os habitantes e, a partir desse diálogo, foram incluídas sugestões que visavam manter a tradição rural do bairro, como a adoção de três tipos de pavimentos – asfalto, piso intertravado e concreto – dependendo das características de cada rua.

Durante esse processo, a Emusa foi diretamente responsável por atender às solicitações dos cidadãos. O presidente, Antônio Lourosa, compartilhou os esforços da instituição para adaptar o projeto.

“Conversamos com os moradores para manter as características originais do bairro e pensar na maneira como a população local vive. Optamos pelo piso intertravado para manter esse aspecto rural, por exemplo. Requer um pouco mais de cuidado e manutenção, mas é importante para incluir quem mais é impactado por essas mudanças”, completa o presidente.

Continuaremos acompanhando de perto os trabalhos e as transformações que o Engenho do Mato vem se beneficiando.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Casa do Empreendedor em Niterói registra aumento de mais de 400% nos atendimentos

 
Foto: Lucas Benevides


A Casa do Empreendedor da Prefeitura de Niterói teve um aumento de mais de 400% nos atendimentos aos microempresários da cidade, em 2023, na comparação com 2022. O órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Seden) foi criado em 2016 com os objetivos de desburocratizar a formalização de microempreendedores, agilizar a abertura de novos negócios e contribuir para o desenvolvimento econômico e para a geração de renda.

Os dados da Seden mostram que, em 2020, foram 1.600 pessoas atendidas pelo serviço. Em 2021, foram 1.687 e, em 2022, 1.745 atendimentos. Apenas em 2023, a Casa do Empreendedor realizou cerca de 10 mil atendimentos presenciais, além de mais de 3 mil consultas online. Mais de mil pessoas foram impactadas diretamente pela Casa do Empreendedor Itinerante; e mais de 7.200 MEIs foram atendidos. Houve mais de 50 ações e mais de dez parcerias com o setor público e privado.

A Casa do Empreendedor oferece serviços de apoio para pequenos e microempresários, de forma presencial e online, para facilitar a abertura de cadastro dos microempreendedores individuais (MEIs); a alteração de dados cadastrais; a viabilidade de local para novos empreendimentos e a emissão de alvarás.

“A Casa do Empreendedor hoje é uma das Casas do Rio de Janeiro mais bem avaliadas pelo Sebrae. Seus profissionais qualificados e o atendimento eficaz contribuem para essa avaliação positiva. Fizemos a transformação digital, com implementação dos QR codes, facilitando e agilizando o atendimento, e reduzindo em grande escala a quantidade de impressão de papéis, proporcionando um formato educativo. Hoje, o modelo de QR codes é utilizado também por outras Casas. O que nos enche de orgulho é a avaliação que foi conquistada no último ano, com o Selo Bronze de atendimento do Sebrae, aumentando nosso empenho para conquistar o Selo Diamante neste ano”, comemora Luiz Paulino Moreira Leite, secretário de Desenvolvimento Econômico.

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma metodologia de avaliação para reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e parceiros da rede parceira de atendimento aos empreendedores locais.

“A Casa do Empreendedor de Niterói hoje é a terceira maior em atendimento ao empreendedor no Estado do Rio de Janeiro com 9.987 atendimentos, em um Município com 519 mil habitantes. Contamos com parceiros fundamentais, como a Junta Comercial, criando oportunidades e abrindo portas para o empreendedorismo no município. A Casa do Empreendedor de Niterói se tornou essencial para a regulamentação e abertura de novos CNPJs”, explica o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Baldez.

A Casa do Empreendedor de Niterói também é referência em avaliação positiva na Ouvidoria. O resultado positivo vem da capacitação da equipe, com cursos, palestras e reuniões semestrais, com o objetivo da melhoria do atendimento, garantindo maior satisfação ao contribuinte.

“Fico muito feliz em acompanhar o crescimento da Casa do Empreendedor e as benfeitorias que o espaço traz para Niterói e para a vida do empreendedor. Desde 2022, várias mudanças foram feitas, como o aumento da Casa, permitindo o crescimento dos atendimentos simultâneos e garantindo um local equipado tecnologicamente para facilitar o atendimento ao MEI. Pensando em levar nossos serviços aos empreendedores que não conseguem se deslocar ao nosso ponto de atendimento, implementamos em 2023 a Casa do Empreendedor Itinerante, onde nossa equipe começou a ir até os nossos contribuintes. Além da pesquisa que foi feita no Colab, para saber os locais que mais necessitavam de atendimento, a equipe começou a frequentar feiras e eventos”, explica a diretora da Casa, Thayana Motta.

Ela destaca que, esse mês, o posto de atendimento na Região Oceânica, que funciona na sede da Administração Regional, em Piratininga, completa um ano de funcionamento. O objetivo foi levar acessibilidade para os MEIs da região.

Eventos – Entre os principais eventos de 2023, estão a participação da Feira Inova Jovem com o objetivo de colaborar com o início dos jovens no mundo dos empreendimentos; o evento Café, Mulheres e Networking, levando conhecimento e oportunidades para mulheres de Niterói, visando a instrução e assistência nos serviços dos Microempreendedores individuais; e a Feira do Empreendedor 2023 do Sebrae, com oportunidades e aprendizados gratuitos para os Microempreendedores Individuais.

O Projeto Artista Legal foi uma forma de valorizar os artistas locais e o setor cultural do Município, tirando dúvidas desses profissionais. Os empreendedores, através da Casa, participaram ainda em eventos e ações para o Delícias da Roça 2023, oferecendo os serviços e sanando dúvidas dos Microempreendedores Individuais presentes.

A Casa do Empreendedor também marcou presença em eventos com o Sebrae, em parceria com programas importantes de empreendedorismo, levando orientação e treinamento para as Salas do Empreendedor.

Outro destaque foi a Feira de Economia Solidária na Praça das Águas, onde a Casa esclareceu dúvidas e prestou atendimento para a população com aberturas de MEIs, alteração de dados cadastrais e outros serviços. Também foi realizada uma roda de conversa em parceria com o Espaço de Comercialização da Praça César Tinoco no Ingá, além de participação no “Desenvolve RJ” – o evento fomenta negócios entre empresas e poder público estimulando novas franquias e o empreendedorismo na região.

Capacitações – Entre as formações oferecidas pela Casa do Empreendedor estão: Sustentabilidade na Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC): questões centrais e possíveis encaminhamentos; Nova Lei de Licitações e Contratos desafios para a transição; Estratégias de Marketing Digital para a Administração; Inova Jovem – Semana do Jovem Empreendedor 2023; Os municípios e seus desafios na implantação da NLLC: organizando a transição; Nova Lei de Licitações e Contratos: desafios para a transição; Uso de Mídias Sociais na Comunicação Institucional; Plano de Contratações Anual: construção e governança; Caminhos para o Desenvolvimento; e Marketing digital para sua empresa: primeiros passos.

Em paralelo, a Casa do Empreendedor continua buscando parceiros estratégicos e está desenvolvendo convênios com bancos para fomentar novas linhas de crédito.

Como falar com a Casa do Empreendedor – A Casa funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, no Shopping Bay Market (Av. Visconde do Rio Branco, 360/3º piso). Mais informações pelo telefone (21) 96601-2172. Já o atendimento no posto da Administração Regional da Região Oceânica acontece toda terça e quinta, das 10h às 17h.

Caso o cidadão não consiga ir até um dos pontos de atendimento, é possível acessar o suporte via WhatsApp, e-mail e Instagram. O atendimento virtual permite que os contribuintes tirem suas dúvidas com mais facilidade e agilidade, evitando o deslocamento e ganhando tempo para dedicar-se ao seu negócio. O e-mail é casadoempreendedor@seden.niteroi.rj.gov.br; Instagram @casadoempreendedor_niteroi e WhatsApp (21) 96601-2172.

Fonte: Prefeitura de Niterói  




quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Comitê intersetorial criado pela Prefeitura de Niterói intensificará ações de prevenção à dengue



A Prefeitura de Niterói criou o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Ações Integradas de Prevenção à Dengue, que vai intensificar as ações no município para prevenir a doença. Além das 5 mil visitas diárias realizadas rotineiramente pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no combate ao mosquito transmissor das arboviroses, serão realizados nas próximas semanas mutirões de limpeza, conservação e conscientização para medidas de cuidado em diversos locais da cidade, com técnicos das secretarias de Saúde, de Conservação e Serviços Públicos, as Regionais, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e a Defesa Civil. As ações começam nesta quinta-feira (22) no Morro do Cavalão, em Icaraí. Até o momento, Niterói registra 41 casos prováveis de dengue (o que engloba os casos em investigação e os confirmados).

Os mutirões de limpeza e conservação serão acompanhados de ações educativas junto aos moradores para alertá-los da importância de focos do mosquito em suas residências, realizando ações como tirar a água dos pratos de plantas, colocar garrafas vazias de cabeça para baixo, tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água limpa. Até o momento, em Niterói, foram registrados 41 casos prováveis de dengue (soma dos casos em investigação e os confirmados). Enquanto no Rio de Janeiro a incidência de casos é de 308 a cada cem mil habitantes, a taxa de Niterói, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é de 8,5 por cem mil habitantes. O Ministério da Saúde estima que o número de casos de dengue no Brasil chegue a 5 milhões em 2024.


O prefeito Axel Grael destaca que uma das estratégias de Niterói para enfrentar a doença é o método Wolbachia, desenvolvido em parceria com a Fiocruz. A Wolbachia é um microrganismo presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes Aegypti. Uma vez inserida artificialmente em ovos de Aedes Aegypti, a capacidade de o mosquito transmitir os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela fica reduzida. No entanto, o prefeito destaca que é preciso reforçar a prevenção em outras frentes para manter os baixos índices de incidência da doença na cidade.

“Niterói foi pioneira no país, numa parceria com a Fiocruz e com financiamento do Ministério da Saúde, no uso do método Wolbachia. Hoje, nós temos a cobertura de 100% da cidade, o que faz com que os índices sejam muito menores do que em outros lugares. Mas é importante que a gente mantenha os índices baixos. Por isso, vamos reforçar o trabalho das equipes de Zoonoses, que visitam cada casa de dois em dois meses. Tão importante como o que a prefeitura faz é o que o cidadão também pode fazer para evitar que haja focos desse mosquito em casa. A Wolbachia é importante para que o mosquito não transmita os vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, mas a gente tem que enfrentar o mosquito, e isso a gente faz na casa de cada um de nós e na cidade como um todo. Estamos unindo diversos setores da prefeitura para que de forma articulada possamos enfrentar a transmissão dessas doenças em Niterói”, afirma Axel Grael.

A Prefeitura de Niterói possui uma equipe de fiscais sanitários exclusivamente para vistoriar todo o tipo de imóvel abandonado que propicie a proliferação dos vetores. Durante todo o ano, as equipes do CCZ realizam um trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito transmissor das arboviroses. A cobertura de trabalho abrange 205 mil imóveis, com planejamento de visita pelos agentes a cada 2 meses. São cerca de 300 servidores envolvidos exclusivamente nas atividades de combate ao mosquito transmissor das arboviroses, que visitam 5 mil imóveis diariamente.

De acordo com a secretária de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, o crescimento esperado do número de casos de Dengue no município por conta dos deslocamentos de moradores e da vinda de turistas para a cidade durante o feriado de carnaval, não se comprovou. No entanto, ela diz que o aumento identificado nos dados em todo o Estado fez com que o alerta fosse ligado também em Niterói, apesar dos bons índices.

“Esperava-se realmente um aumento após o carnaval. Em todo o estado, aumentou muito, mas Niterói é o último município na incidência da Dengue no estado do Rio de Janeiro. A instalação de um comitê, representa a importância da mobilização de todos os gestores da prefeitura, e sobretudo da população, porque esse enfrentamento só pode ser feito com a população. Os criadores de mosquito estão nas casas das pessoas, 70% dos focos dos mosquitos estão nas casas das pessoas. Por isso, é importante a mobilização de todos e nós vamos intensificar com todas as outras secretarias que estão nesse comitê essas ações a partir de agora”, enfatiza a secretária.

Fonte: Prefeitura de Niterói




VIRADOURO E BAIRRO UNIÃO, EM SANTA ROSA: FALTA POUCO PARA A ENTREGA DAS OBRAS

Instalação da grama sintética no campo de futebol. Foto Leonardo Simplicio.

Campo de futebol e, ao fundo, a Plataforma Urbana Digital do Viradouro. Foto Leonardo Simplicio.



Instalação da grama sintética. Fotos Leonardo Simplicio.

Ginásio poliesportivo. Foto Leonardo Simplicio.

Espaço para a recreação das crianças. Foto Sheila Bahia.

Arena Viradouro. Foto Leonardo Simplicio.

Foto Sheila Bahia

Encontram-se em fase final de implantação as obras de infraestrutura que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Niterói, através da EMUSA, nas comunidades do Viradouro e Morro da União, no bairro Santa Rosa. As obras somam investimentos de R$ 40 milhões e geram 200 empregos diretos. Estão sendo construídos três novos espaços de convivência com equipamentos de lazer. O campo dos Padres, como é tradicionalmente conhecido, recebe revitalização completa, com instalação de gramado sintético. Na mesma área, estamos prestes a dar início às atividades da segunda Plataforma Urbana Digital (a primeira é na Engenhoca) e estão sendo construídas uma quadra poliesportiva e uma praça.

Na Plataforma Urbana Digital vamos oferecer várias oportunidades para os moradores. Teremos vários cursos na área de tecnologia, tecnologia da informação, computação, programação e várias linguagens diferentes de informática. Estamos na fase de instalação dos equipamentos. Nosso objetivo é que a gente esteja com essa plataforma digital já funcionando até março e atendendo à população. Será mais um belo equipamento social, educacional e de inclusão social para Niterói.

Será um ambiente de divulgação científica, popularização da ciência, universalização do acesso às novas tecnologias e inovação. No local, serão oferecidos cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica, além de atividades com jogos, simuladores virtuais e galerias com informações diversas. A principal metodologia utilizada nas atividades é a gamificação (Desafio Conectado), propondo um aprendizado mais significativo e envolvente. Os cursos serão focados na qualificação para o mercado de trabalho e para a formação global, ampliando a dimensão educacional, lúdica, criativa e tecnológica da população.

Visitando a Plataforma Urbana Digital em dezembro de 2023, com a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, com Jean Catalan, da Social Tec e lideranças comunitárias.

As atividades da Plataforma Urbana Digital são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, através do contrato com um consórcio das seguintes organizações: RedeH e Social Tec.

Vídeo da Prefeitura de Niterói

Assista ao vídeo enviado por Sheila Bahia.

Niterói vive o maior ciclo de investimentos em infraestrutura da sua história e não queremos deixar ninguém para trás. Para isso estamos desenvolvendo o programa Comunidade Melhor. Nas comunidades, temos várias frentes de obras que melhorarão a vida dos moradores, com melhorias de acesso, contenção de encostas, infraestrutura de lazer, recreação e esportes, equipamentos comunitários.

Vamos em frente.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


Prefeitura de Niterói criará novas ciclovias para interligar sistema Nit Bike

 

Com a previsão de implantação do Nit Bike pelo Programa Niterói de Bicicleta, a Prefeitura de Niterói criará novas ciclovias para viabilizar a interligação entre as estações do sistema de compartilhamento de bicicletas. O serviço terá 50 pontos e começará a funcionar gratuitamente a partir de março. Novas pistas exclusivas para os ciclistas serão criadas em ruas no Gragoatá, Ingá, Icaraí e São Francisco, totalizando um acréscimo de 2,75 Km à malha cicloviária da cidade, que chegará a 83,75 Km.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a presença das bicicletas nas ruas da cidade é uma realidade.

“Havia muito ceticismo quando a gente falava de fazer de Niterói uma cidade para a bicicleta. Hoje isso é uma realidade. A cidade está cada vez mais abraçando a causa da sustentabilidade e a implantação do serviço de bicicletas compartilhadas é mais uma ação neste sentido. Vamos garantir mais mobilidade para a população de forma ambientalmente limpa, além de ser um serviço com um viés social importante, porque será acessível a todos”, reforçou o prefeito.

A expansão está sendo planejada com o objetivo de melhorar a ligação entre os bairros. O coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, explica que as novas rotas facilitarão também o acesso e a mobilidade em toda a cidade.

“A expansão da malha cicloviária de Niterói é uma iniciativa chave para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável, saudável e democrático. Estas mudanças não apenas melhoram a mobilidade urbana, mas também contribuem para a qualidade de vida, inclusão social e redução da poluição ambiental. Niterói tem demonstrado comprometimento contínuo com o desenvolvimento cicloviário. Alcançamos marcos significativos em anos recentes como a expansão da malha cicloviária, a instalação de contadores automáticos de ciclistas e o lançamento de programas educativos e de incentivo ao ciclismo. Esta expansão atual é uma extensão natural desses esforços, alinhando-se com o objetivo de longo prazo de tornar Niterói uma referência em mobilidade por bicicleta”, afirmou Filipe Simões.

Nit Bike – O nome escolhido pelo público para o novo serviço de bicicletas compartilhadas da cidade que começa a funcionar em março é Nit Bike. A consulta pública foi realizada pela plataforma Colab e recebeu 5.240 votos. O projeto prevê 50 estações, 46 para adultos e quatro para crianças, totalizando 600 bikes oferecidas gratuitamente no município.

Icaraí, São Lourenço, Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem são alguns bairros que serão contemplados. Neste primeiro estágio, a Prefeitura assumirá os custos do serviço, oferecendo viagens gratuitas de até uma hora. Excedendo esse tempo, será aplicada uma multa proporcional. Além disso, há planos de integração com empresas locais, permitindo a instalação de estações patrocinadas, expandindo a área de cobertura e reduzindo os custos municipais. A implementação será gradual, a partir de março, começando com 15 estações na primeira etapa e expansão para o restante até meados do ano.

Contadores de ciclistas – A Coordenadoria Niterói de Bicicleta iniciou em janeiro a instalação do sistema Contabike, um avanço significativo na coleta de dados sobre o uso de bicicletas na cidade. O sistema de monitoramento automático de ciclistas desenvolvido pela empresa Eco-Counter é composto por 11 contadores automáticos, estrategicamente posicionados em locais como a Avenida Amaral Peixoto e a Rua São Lourenço.

Os contadores também estão posicionados na Avenida Roberto Silveira, na Rua Benjamin Constant, na Orla de São Francisco, na Avenida Irene Lopes Sodré, na Rotatória de Camboinhas, nos acessos ao túnel Charitas-Cafubá e no Parque Orla Piratininga. Ao todo, 10 dos 11 pontos já foram instalados. Está pendente somente o ponto da Avenida Marquês do Paraná onde, além do ponto de contagem, também será colocado um totem com display mostrando os dados do contador em tempo real.

Detalhes da expansão cicloviária:

– Requalificação da Rua Presidente Pedreira: a ciclovia será deslocada para o lado esquerdo, resolvendo conflitos com pontos de ônibus e facilitando o embarque e desembarque de táxis e transporte por aplicativo. Áreas voltadas para pedestres serão criadas em trechos com calçadas estreitas.

– Orla do Gragoatá: implantação de uma ciclofaixa ao longo da orla, com realocação de vagas de automóveis para melhorar o espaço para ciclistas e esportistas.

– Av. Presidente Roosevelt: conexões cicloviárias diretas serão criadas para melhor atender os residentes de São Francisco.

– Rua Otávio Carneiro em Icaraí: nova ciclovia conectando a Rua Miguel Couto e o Campo de São Bento à Praia de Icaraí.

– Realocação de Pontos de Táxi e Vagas Especiais: quando necessário, para melhorar a mobilidade e segurança.



sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

NITERÓI É REFERÊNCIA NAS AGENDAS DO GOVERNO DIGITAL E CIDADE INTELIGENTE

Com os prêmios do Connected Smart Cities: 5° lugar na premiação geral entre as cidades mais inteligentes do Brasil e a primeira colocada entre as cidades até 500.000 habitantes.

Foto Bruno Eduardo Alves/PMN

A Prefeitura de Niterói lançou uma estratégia abrangente de dados da cidade para aumentar a eficiência da gestão, fortalecer as operações do governo, inovar os serviços públicos e produzir melhores resultados para a população em diversas áreas.

“Essa é uma iniciativa inovadora, fruto de um programa internacional que contemplou apenas 20 cidades das Américas. A estratégia de dados é um processo necessário para que possamos avançar e consolidar uma política de gestão da informação de Niterói. A Prefeitura de Niterói acredita no uso da tecnologia para fortalecer os processos internos e os atendimentos para a população, além de aumentar a transparência da gestão”, afirma o prefeito de Niterói, Axel Grael.

A estratégia de dados da cidade é o resultado da participação de Niterói no programa Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, uma rede de 42 cidades de sete países das Américas. Por meio do programa, Niterói recebeu educação executiva e assessoria técnica para participar dos esforços para atingir um novo padrão de excelência em governo com base em dados.

Nas cidades com práticas avançadas de dados – que incluem ferramentas de uso, análise e avaliação de resultados para informar a tomada de decisões e o engajamento dos atores-chave – a população relata maior satisfação e bem-estar do que nas cidades sem estas práticas.

A estratégia de Niterói será usada para potencializar práticas de dados e lançar tecnologias inéditas na cidade, como: política de governança; trilha de capacitação, criação de um datalake municipal (repositório centralizado que permite armazenar grande quantidade de dados), aumentando a transparência; padrão de qualidade na coleta de dados em cadastros; e atendimento aos órgãos da cidade no uso de dados.

“A Estratégia de Dados para toda a Cidade de Niterói estabelece um plano claro e ambicioso para impulsionar o uso de dados para melhorar e modernizar os serviços da cidade”, afirma Amy Edwards Holmes, diretora executiva do Centro Bloomberg para Excelência Governamental, que lidera o programa Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, que incluí educação executiva e coaching individualizado para as cidades participantes. “As fundações estabelecidas nesta estratégia construirão uma cultura de inovação baseada em dados que continuará a beneficiar os residentes nos próximos anos.”

Como parte da Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, Niterói recebeu assistência técnica personalizada, incluindo sessões estruturadas e assessoria individualizada para aprimorar a gestão de resultados. O objetivo do programa é que as cidades participantes tenham um plano e um processo abrangentes para fazer perguntas difíceis, investir em práticas comprovadas, inovar suas abordagens, avaliar o progresso e estabelecer novas políticas e padrões para garantir que o foco em dados seja permanente.

Fonte: Prefeitura de Niterói


-------------------------------------------------------------


Prêmio Connected Smart Cities 2023

GOVERNO DIGITAL: CONHEÇA ALGUNS INSTRUMENTOS DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA PREFEITURA DE NITERÓI

Niterói é referência na elaboração de instrumentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), um grande investimento e uma grande aposta para a modernização da gestão da Prefeitura. Em 2022, publicamos o Decreto 14.640/2022, que instituiu a Estratégia de Governo Digital (EGD), que estabeleceu os princípios e diretrizes da política, governança do governo digital e outras orientações. Niterói é uma das primeiras cidades do país a estabelecer esta política. Além da modernização da gestão, com consequente melhoria da eficiência dos serviços prestados à sociedade, a Prefeitura pretende com as medidas estabelecidas no EGD economizar R$ 25 milhões até 2033.

No ano de 2023, a Prefeitura aprofundou as iniciativas para acelerar a transformação digital de Niterói, chegando a 67 serviços digitais e 100% dos processos administrativos abertos de maneira eletrônica. A partir de novembro, todos os novos processos passaram a ser abertos de maneira eletrônica e desde 2021, são quase 100 mil processos iniciados eletronicamente, o que representa uma economia de cerca de R$ 120 mil e 20 toneladas de papel deixaram de ser utilizados.

A Estratégia de Governo Digital (EGD) da Prefeitura tem cinco princípios norteadores: ser um governo eficiente e inteligente; aberto e transparente; integrado e focado nas pessoas; seguro e confiável; e inclusivo e acessível. São 43 resultados-chave para serem entregues até 2033 com a missão de gerar um ambiente inovador, sustentável e inclusivo digitalmente na cidade. As ações da EGD estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com a Estratégia Nacional de Governo Digital, além dos instrumentos de planejamento do município como o plano Niterói Que Queremos (2013-2033) e o Plano Plurianual (2021-2025).

Serviços digitais – Um dos principais focos da EGD é ampliar e qualificar os serviços prestados pela Prefeitura de Niterói em meio digital. Lançado em 2021, o Portal de Serviços já ultrapassou um milhão de acessos ao https://servicos.niteroi.rj.gov.br. A plataforma fornece informações sobre mais de 340 serviços municipais e permite solicitações online para 67 serviços digitais. Sem sair de casa, a população pode acessar serviços relacionados a impostos municipais; certidões de imóveis; autorização para poda de árvore e para a realização de eventos em espaços públicos; acesso a prontuário médico ou solicitar o Cartão de Estacionamento para pessoa idosa, gestante ou PCD, dentre outros.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG, através da Subsecretaria de Governo Digital, lançou quatro publicações com instrumentos de TIC que consolidam metas, modelos de governança, estratégias e planejamento relacionados à tecnologia da informação. São eles:

Plano Estratégico de TIC (PETIC 2024-2025): para avaliar a maturidade das TIC´s da Prefeitura, definir estrategicamente as metas e objetivos, a serem alcançados e seus impactos e elencar temas estratégicos de TIC a serem desenvolvidos;

Plano Diretor Geral de TIC (PDGTIC 2024-2025): a partir dele é possível realizar o diagnóstico, planejamento e a gestão dos recursos e processos de TIC, a fim de atender às necessidades tecnológicas e de negócio dos órgãos da Prefeitura para um determinado período;

Política de Uso da TIC (POLITIC): traça diretrizes gerais para as atividades de planejamento, governança, coordenação, organização, operação, fiscalização, controle e supervisão dos dos recursos de tecnologia da informação, comunicação e telecomunicação;

Plano de Segurança da Informação (PSI): estabelecer critérios que permitam aos usuários seguir padrões de comportamento em relação à segurança da informação, adequados às necessidades de proteção legal da Prefeitura.

A aplicação dos TICs na administração pública desempenha um papel importante como suporte para diversos benefícios: elaboração de estratégias governamentais; aumento da transparência; participação do cidadão nas decisões e ações do governo; provimento de serviços públicos; otimização dos processos internos ao setor; economia de recursos; aumento da produtividade; melhoria do atendimento e comunicação com a população; e democratização da tomada de decisões. 

Acesse o Portal do Planejamento de Niterói e saiba mais sobre as iniciativas em curso.

Transparência - Há anos Niterói é classificada com nota 10 na Escala Brasil Transparente, publicada pela Controladoria Geral da União - CGU. Poucas cidades fazem parte deste grupo seleto. A nota média dos municípios brasileiros é 6,86.

Em 2014, o então prefeito Rodrigo Neves encaminhou mensagens executivas que foram aprovadas pelo legislativo municipal, instituindo a Lei Municipal nº 3.084/14, que Disciplina o Acesso à Informação no Município de Niterói e, posteriormente, a Lei 3188/2015, que organiza a Política Municipal de Transparência e Controle Social, cria o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social.

Acesse o portal Niterói Transparente e obtenha informações detalhadas sobre a gestão pública municipal da cidade.

Aproveite e acesse o Banco de Linguagem Simples, um dicionário que ajuda você a entender a terminologia técnica e facilita o acesso às informações.

Novo ObservaNit – Em dezembro, Niterói ganhou um novo observatório de indicadores, reformulado e pensado para a atender a demanda população por dados sobre a sua cidade. O novo ObservaNit foi lançado totalmente reestruturado e com ênfase ainda maior em monitoramento, avaliação e gestão da informação e está disponível para acesso no link: https://observa.niteroi.rj.gov.br/. O observatório visa uma maior gestão das informações a partir dos indicadores para subsidiar o planejamento e avaliação de políticas públicas. Ele é um dos instrumentos do Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Niterói (Simagi).

Cidade inteligente – Além dos esforços para a modernização da gestão da Prefeitura com o Governo Digital, estamos avançando muito para fazer de Niterói uma cidade cada vez mais inteligente, com o desenvolvimento de políticas que agregam lideranças da área de tecnologia e inovação (CT&I), em iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - SMCTI.

Em fevereiro de 2023, lançamos o Plano Municipal de Cidade Inteligente, Humana e Sustentável, iniciativa coordenada pela SMCTI, tem como objetivo ser um instrumento de diretrizes estratégicas gerais, princípios e visões que ajudarão a estabelecer futuras ações de transformação do município. É um documento de planejamento, realizado a muitas mãos, que traz conceitos e noções de boas práticas, que almeja tornar mais eficiente a prestação de serviços, sempre com um olhar de sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. O plano também prioriza o uso ético da tecnologia, além do impulsionamento de uma participação ativa da população. Junto com a EGD, deverá funcionar como instrumento direcionador das futuras políticas públicas, projetos e iniciativas de gestão, instigando cada vez mais a discussão de temas atuais e importantes como o uso da tecnologia e a inclusão digital.

Além do lançamento do Plano Municipal de Cidade Inteligente, Humana e Sustentável, a grande prioridade em 2023 foi consolidar o Ecossistema de Inovação de Niterói. Organizamos um seminário em parceria com Sebrae e Fundação Certi, reunindo aproximadamente 500 representantes de empresas, startups, universidades e organizações. Juntos, discutiram estratégias para impulsionar o segmento de inovação na cidade, fomentando um ambiente propício para o crescimento e a prosperidade. Em julho, reinauguramos a Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, um projeto destinado a democratizar o acesso à educação digital e inovação tecnológica. Cursos, eventos e oficinas foram projetados para capacitar a sociedade, promovendo inclusão e equalização de oportunidades. Agora, estamos prestes a inaugurar a Plataforma Urbana Digital do Viradouro.

Em agosto, um marco importante foi estabelecido com a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura. Esse pacto definiu diretrizes para cooperação em iniciativas e projetos, fortalecendo ainda mais o Ecossistema de Inovação de Niterói.

A assinatura do Pacto pela Inovação, durante o evento 'Startup Business' em novembro, trouxe uma convergência de setores - público, privado, acadêmico e sociedade civil - unindo forças para impulsionar a inovação, ciência e tecnologia. Esse pacto, celebrado com entusiasmo, reflete o compromisso coletivo de fazer de Niterói um centro inovador e dinâmica.

Em 2023, Niterói foi reconhecida nacionalmente como uma cidade que utiliza a tecnologia em benefício dos cidadãos. Em ranking organizado em São Paulo pela organização Connected Smart Cities e que avalia os municípios pelo critério de Cidades Inteligentes, Niterói ficou em quinto lugar dentre todas as cidades brasileiras e em primeiro lugar entre as cidades que têm entre 100 mil e 500 mil habitantes. Na primeira edição do Connected Smart Cities, em 2015, a cidade ocupava a 17ª posição geral, ou seja, considerando todas as cidades do país. Em 2020, o município já alcançava a 11ª posição geral e, neste ano, como vimos, chegou ao 5º lugar. 

Seguiremos avançando!

Axel Grael
Prefeito de Niterói




quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

WOLBACHIA: Agência Brasil dá destaque à parceria de Niterói e FIOCRUZ na aplicação de técnica pioneira de controle da dengue


A matéria abaixo foi publicada pela Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação - EBC, dando destaque à experiência pioneira de uma parceria entre a Fundação Osvaldo Cruz - FIOCRUZ para o controle da Dengue, Zika e Chikungunya. Enquanto vemos os números da Dengue crescendo no país e a cidade do Rio de Janeiro declarar estado de emergência devido ao elevado número de casos, Niterói conta com pouquíssimos casos registrados (30 casos suspeitos e em investigação), efeito do sucesso da parceria e do uso do método da Wolbachia em 100% do território municipal.

O primeiro lugar a receber a aplicação experimental foi Jurujuba, em Niterói, tendo como base operacional exatamente na sede do Projeto Grael. Em 2015, recebemos a visita de uma equipe da FIOCRUZ. Fomos escolhidos pelos especialistas da FIOCRUZ pela localização geográfica adequada ao experimento e ficamos muito gratos por poder colaborar com a pesquisa. Na ocasião, como eu era o vice-prefeito da cidade, ajudamos a integrar os esforços com a Secretaria Municipal de Saúde - SMS, da Prefeitura.

Em 11 de abril de 2016, recebemos no Projeto Grael a visita de um grupo de pesquisadores e de especialistas estrangeiros, dentre eles representantes da Fundação Bill & Melinda Gates, da Monash University (Australia) e da Global Health Strategies (GHS).

Mais uma vez, Niterói inovando e mostrando o caminho.

Axel Grael
Prefeito de Niterói

-----------------------------------------------------


Método Wolbachia reduz casos de dengue em Niterói



Bactéria está em 60% dos insetos, mas ausente no Aedes aegypti

Em meio ao aumento de casos de dengue no país e de mortes pela doença, Niterói mantém níveis baixos da doença. De acordo com a prefeitura, a situação é resultado de monitoramento diário durante o ano todo e também do chamado método Wolbachia, uma aposta de longo prazo, que começou a ser implementado na cidade em 2015. Em 2023, o município tornou-se o primeiro no Brasil com 100% do território coberto pelo método.

Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O método Wolbachia consiste em inserir a bactéria em ovos do mosquito, em laboratório, e, assim, criar Aedes aegypti que portam o microrganismo. Constatou-se que, por terem a Wolbachia, esses mosquitos não são capazes de carregar os vírus que causam a dengue, zika, chikungunya ou febre amarela e tornam-se, assim, inofensivos.

Esses mosquitos, apelidados Wolbitos, quando se reproduzem passam a bactéria para os novos mosquitos, fazendo com que menos desses insetos possam transmitir doenças para os seres humanos.


Mosquitos com Wolbachia reduzem casos de dengue em Niterói - Foto: Flávio Carvalho/WMP Brasil/Fiocruz

“Teve muita desconfiança da população quando fomos fazer a soltura dos mosquitos na cidade. Poxa, todo mundo matando mosquito e Niterói vai soltar mosquito? Como assim? Nós fizemos um trabalho intenso com as lideranças comunitárias, com as associações de moradores, com a Federação das Associações de Moradores de Niterói, e elas nos apoiaram nesse convencimento junto à população para que os mosquitos pudessem ser soltos. Hoje, a gente tem uma situação menos dramática do que em grande parte do Brasil”, lembra a secretária de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider.

Segundo a secretaria, os números apontam a redução de cerca de 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de zika nas áreas onde houve a intervenção entomológica. Os casos foram caindo ano a ano. Em 2015, ano da implantação do projeto, foram confirmados 158 casos de dengue em Niterói. Em 2016, foram 71, em 2017, 87. Em 2018, houve um aumento para 224 pacientes confirmados com a doença, mas o número caiu no ano seguinte, quando foram registrados 61 casos. A partir de 2020, com 85 casos, os números caíram a cada ano, com 16 em 2021 e 12, em 2022. Em 2023, foram confirmados 55 casos de dengue na cidade. Até o momento são cerca de 30 casos suspeitos.

O trabalho foi iniciado em 2015 com uma ação piloto no bairro Jurujuba. Em 2017, o método Wolbachia chegou a 33 bairros das regiões das praias da Baía e Oceânica. Em 2023, Niterói se tornou a primeira cidade brasileira com 100% do território coberto pelo método Wolbachia.

Mesmo com o Wolbito, o município não abandonou as ações de prevenção e monitoramento, que são realizadas ao longo de todo o ano.

“É um trabalho contínuo, não para. Nós temos 300 agentes de endemias que fazem visitas em 5 mil imóveis diariamente. A gente tem um grupo que visita só imóvel abandonado. Eles conseguem entrar em imóveis que ninguém tem acesso. A gente visita porque tem muitos focos de mosquitos. Nessa época, aumentam as denúncias da população, mas é um trabalho rotineiro, durante todo o ano”, explica, Schneider.

Cidades com Wolbito

Mosquitos com Wolbachia reduzem casos de dengue em Niterói - Foto: Flávio Carvalho/WMP Brasil/Fiocruz

O método, que tem origem na Austrália, é aplicado no Brasil porque o país integra, desde 2014, o rol de 11 países que compõem o Programa Mundial de Mosquitos, em inglês World Mosquito Program (WMP). No Brasil, é conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com financiamento do Ministério da Saúde em parceria com governos locais. Atualmente, as cidades já incluídas na pesquisa são Campo Grande (MS), Petrolina (PE), Belo Horizonte, Niterói e Rio de Janeiro.

Este ano, o método chegará a mais seis cidades: Natal, Uberlândia (MG), Presidente Prudente (SP), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Joinville (SC).

O método, no entanto, não tem resultado imediato e precisa ser associado a outras ações para combater a doença. “O método Wolbachia não é um método de ação imediata, como é um inseticida, por exemplo, que você aplica e mata o mosquito. A Wolbachia é preventiva. A gente precisa cobrir um território, aguardar esse estabelecimento dos mosquitos. Acaba sendo algo preventivo, de médio prazo, porque a gente precisa estabelecer, fazer todo o processo e aguardar um tempo para que os resultados sejam vistos”, explica o líder de operações da WMP Brasil, Gabriel Sylvestre.

Segundo ele, em cerca de 2 anos, é possível observar os resultados do método. No entanto, ele não deve ser a única forma de combate à dengue e às demais doenças. “O método Wolbachia não pode ser pensado de uma forma única. É preciso que haja esse esforço coletivo, tanto do poder público quanto da população. Aí a gente entra como mais uma força nesse combate”, enfatiza.

Apesar de também ter recebido o Wolbito, a cidade do Rio de Janeiro está em situação diferente da do município vizinho. A cidade declarou situação de emergência devido ao aumento do número de internações por suspeita de dengue.

No Rio, o Wolbito foi liberado apenas em algumas regiões e não em toda a cidade como em Niterói.

“São dados muito complexos de serem analisados. Isso vai depender, em grande parte, da dimensão do projeto. Em Niterói, a cidade inteira participou do projeto. Então, toda a cidade, cada bairro, tem Wolbito estabelecido. Isso garante uma proteção na cidade como um todo. O impacto acaba sendo mais relevante, mais forte do que em uma cidade com a complexidade que tem o Rio de Janeiro. E a gente não conseguiu chegar em grandes proporções da cidade do Rio ainda”, explica Sylvestre.

Arte/EBC

Fonte: Agência Brasil


sábado, 10 de fevereiro de 2024

LARS GRAEL, 60 ANOS: Mar Brasil relembrou ótima entrevista de 10 anos atrás.

Meu irmão Lars Grael completou, no último dia 9 de fevereiro, 60 anos! Para comemorar, Alexandre Haddad, da Sana Produções, reapresentou matéria do Canal Mar Brasil que celebrou os 50 anos do Lars, há 10 anos atrás.

Na entrevista, Lars fala da sua trajetória esportiva, dos momentos difíceis do seu triste acidente, fala da família e do prazer de poder "viver do vento".

Vale a pena conferir clicando aqui no vídeo abaixo:

Acesse o vídeo no YouTube também por aqui.

Lars, mais uma vez, parabéns pelos 60 anos de muitas conquistas e que venham mais belos capítulos para a sua história.

Haddad, parabéns por mais esse belo registro.


 

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Niterói entrega rotatória de Camboinhas


Rotatória de Camboinhas: ao fundo, à esquerda, o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis. Foto Leonardo Simplicio.

Imagem de drone da Rotatória de Piratininga. Foto Leonardo Simplicio.

A Prefeitura de Niterói entregou, nesta sexta-feira (09), a rotatória de Camboinhas. A obra faz parte do Plano de Mobilidade de Niterói e tem como objetivo modernizar as vias de entrada e saída do bairro, além de permitir um fluxo maior de veículos, otimizar o serviço de transporte público e incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção. O investimento é de R$ 15,8 milhões e possui acessibilidade em todos os acessos.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou o local e acompanhou a entrega da obra.

“Estamos fazendo a entrega dessa obra importante de acesso aos bairros de Camboinhas e Piratininga. Temos uma grande concentração de automóveis que, em dias de sol e praia, gerava uma obstrução do trânsito que impactava toda a região. A obra trouxe uma forma muito mais eficiente de direcionar o tráfego com a construção de duas pontes, além dessa área verde e da praça. Com isso, resolvemos mais um gargalo de Niterói”, destacou o prefeito.

A obra foi executada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). As melhorias incluem a implantação da calçada, a montagem da baia do novo ponto de ônibus e o recapeamento do trecho da pista da Avenida Almirante Tamandaré no sentido Piratininga, em frente às intervenções.

O projeto de mobilidade urbana foi realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU). O secretário da pasta, Renato Barandier, acompanhou a visita e falou do impacto positivo da intervenção.

“Agora entregamos uma solução viária com a rotatória, que é uma obra de mobilidade que facilita o acesso e a saída dos bairros de Piratininga e Camboinhas. Mesmo antes da inauguração, a gente já vem observando um impacto positivo. Mesmo no verão, onde a procura pelas praias é maior, a obra vem mostrando um bom resultado para os moradores dos bairros e os visitantes das praias. A Região Oceânica recebeu uma nova porta de entrada, totalmente remodelada, com uma obra de urbanismo que valoriza os bairros”, explicou Barandier.

A obra contempla mais um trecho da ciclovia onde os ciclistas poderão fazer a conexão entre os bairros de Piratininga e Camboinhas com o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP). As novas estações de ônibus vão permitir um melhor fluxo com as baias exclusivas para embarque e desembarque.

O secretário da Região Oceânica, Binho Guimarães, ressaltou a transformação pela qual a região vem passando nos últimos anos.

“Essa é mais uma transformação importante que impacta diretamente cinco bairros: Camboinhas, Piratininga, Tibau, Maralegre e Santo Antônio. Esses bairros estão vivendo um ciclo de transformação com obras de urbanização, drenagem e pavimentação. Agora a gente faz essa melhoria importante na mobilidade urbana. Indiretamente, temos um benefício para milhares de frequentadores das três praias localizadas no entorno (Camboinhas, Sossego e Piratininga). Com isso a gente tende a ter um impacto menor nos dias de grande circulação de pessoas, como os dias de sol e praia”, disse o secretário da Região Oceânica.

Binho Guimarães destacou ainda o apoio das associações de moradores e comerciantes do entorno que entenderam que o transtorno é normal em uma obra desse porte, mas que trouxe um benefício permanente para a população.

A primeira etapa da obra foi entregue em 22 de novembro de 2023, dia do aniversário de 450 anos da cidade. A conclusão dessa fase contemplou a praça central, um parcão, a ciclovia que fará conexão com o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e a ponte de saída de Camboinhas, que liga a Rua Professor Florestan Fernandes e a Avenida Almirante Tamandaré, permitindo o fluxo de quem sai de Camboinhas e também de quem vem de Piratininga.

A praça central da rotatória recebeu o nome de Stuessel Amóra, em homenagem a uma das maiores lideranças de Camboinhas, com papel relevante na defesa do meio ambiente na Região Oceânica. Stuessel Amóra faleceu em 2022.

Fonte: Prefeitura de Niterói




MAIS UMA ENTREGA: CONCLUSÃO DAS OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCOSTAS NO BALDEADOR



Seguimos entregando obras aguardadas há anos pelos niteroienses! Na última quinta-feira (08), vistoriei a entrega das intervenções de contenção de encostas no Baldeador, Zona Norte. Essa é mais uma obra muito necessária porque salva vidas! Mesmo demandando alto investimento e alta complexidade técnica, a Prefeitura de Niterói vem honrando o compromisso de levar mais segurança para centenas de famílias.

Acompanhado pelo coronel Walace Medeiros, secretário de Defesa Civil, por Michelle Oliveira, presidente da Associação de Moradores do Baldeador, e por Oto Bahia, secretário do Núcleo Executivo Regional do Caramujo, Baldeador, Maria Paula e Santa Bárbara, visitei os pontos de intervenções. Foram três obras de contenção na Estrada Velha do Baldeador, que foram realizadas pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) após as fortes chuvas do primeiro trimestre de 2023. Os três locais receberam a construção de cortinas atirantadas, além de solo grampeado, estacas raízes, novo sistema de drenagem e instalação de guarda-corpo.




Foi muito especial caminhar pelo Baldeador e conversar com pessoas como a dona Valdelir Lopes da Silva, de 84 anos, moradora há 50 anos do local. Ela me falou da tranquilidade que agora sente ao dormir em dias de chuva. 

Me sinto no céu com essa obra. Tínhamos muito problema no passado quando chovia. Vivo aqui há mais de 50 anos e sempre caiu muito barro. Agora, durmo tranquila”, comenta emocionada.

A presidente da Associação dos Moradores do Baldeador, Michelle Oliveira, também ressaltou o quanto a construção era esperada:

Na realidade, essa obra está pra acontecer há 40 anos. De um tempo pra cá, a nossa vida mudou. A Prefeitura tem tido um olhar diferenciado para a nossa comunidade e, desde então, nosso posto de saúde foi restaurado, ganhamos o Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador e, agora, o muro de contenção. Depois da obra, posso dormir aliviada e sei que não vai acontecer nada desesperador. Me sinto muito realizada”, comemora a presidente.

Michelle Oliveira, lembrou ainda dos investimentos da Prefeitura de Niterói na região, como a reforma do posto de saúde, a criação do Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador e, agora, o muro de contenção. Esse retorno da população nos motiva a fazer cada vez mais. 

As obras do Baldeador integram o pacote de investimentos do Plano Niterói 450 e complementam o programa de resiliência que a cidade já implementa desde 2013. Apenas no ano de 2023, a Emusa destinou R$236 milhões para a execução de mais de 80 projetos de contenção de encostas, abrangendo 21 bairros em Niterói. Entre essas iniciativas, 57 já foram concluídas integralmente. Desde o ano de 2013, os aportes financeiros em contenção de encostas ultrapassam a marca de R$ 1 bilhão e para drenagem passamos de R$500 milhões na última década. No momento, encontram-se em andamento outras 26 frentes de contenção de encostas, abrangendo os bairros do Badu, Barreto, Cantagalo, Caramujo, Santa Bárbara, Santa Rosa, Preventório, Morro do Palácio, Morro do Estado, Sapê e Viçoso Jardim.




Esta não é apenas uma obra de contenção, é um símbolo tangível do nosso compromisso com a segurança, o desenvolvimento sustentável e a construção de uma cidade cada vez mais resiliente. Estamos avançando não apenas em infraestrutura, mas também fortalecendo os laços comunitários que tornam Niterói uma cidade única!

Axel Grael
Prefeito de Niterói