segunda-feira, 14 de novembro de 2016

NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura incentiva a instalação de paraciclos e bicicletários pela cidade





A cartilha irá auxiliar estabelecimentos comerciais interessados em instalar equipamentos para bicicletas na cidade. Foto: Alexandre Vieira / Prefeitura de Niterói


Manual é mais uma ação para promover o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável

O programa Niterói de Bicicleta, que foi criado pela prefeitura em 2013 para incentivar o uso da bicicleta como transporte sustentável, vai lançar um manual para normatizar, tornar acessível e agilizar o processo de instalação de bicicletários em Niterói pela iniciativa privada. A abertura de vagas para o estacionamento de bikes é uma das vertentes do processo de ampliação da malha cicloviária do município.

O manual irá auxiliar lojas, centros comerciais, shoppings, lanchonetes, bares, condomínios residenciais, escolas, universidades e todos os interessados em participar da construção de uma cidade mais acessível e amiga da bicicleta. O documento será lançado e distribuído para esses setores logo após a publicação de uma resolução que irá regulamentar a instalação de bicicletários como mobiliário urbano, da forma como determina o decreto 12460/2016, publicado no dia 8 deste mês.

Na publicação, estão definidos os parâmetros para a aprovação e legalização dos equipamentos. Os interessados saberão, por exemplo, que os bicicletários ou paraciclos deverão ter caráter aberto e de uso livre, sendo vedada sua exploração comercial. Também estarão listados os modelos, posicionamentos corretos, e os locais onde não podem ser instalados, como nas áreas de influência de pontos de táxi e ônibus, carga e descarga ou junto a rampas ou travessia de pedestres. “O incentivo à instalação desses equipamentos pela iniciativa privada está em consonância com o processo de expansão da malha cicloviária no município. A presença de suportes para o estacionamento seguro em pontos de interesse age de maneira duplamente benéfica ao promover o uso da bicicleta como meio de transporte e aumentar a atratividade e acessibilidade do local de instalação”, explica Isabela Ledo, coordenadora do programa Niterói de Bicicleta.

Vagas – Niterói hoje conta com cerca de 30 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Possuem essa infraestrutura vias nas quais foi identificada demanda pelo uso da bicicleta como transporte e lazer, contemplando eixos como o da Benjamin Constant, Governador Roberto da Silveira, Ernani do Amaral Peixoto, Caetano Monteiro, entre outras. Na Região Oceânica, foi implantada há cerca de um mês a ciclofaixa no trecho da Francisco da Cruz Nunes que faz a ligação da futura estação final do BHLS à Praia de Itaipu.

Este mês foi concluída a instalação dos 350 bicicletários adquiridos em licitação pública. O último lote dessa compra foi instalado em diversos bairros como Ilha da Conceição, Barreto, Icaraí e Jurujuba, totalizando 700 vagas para estacionamento de bicicletas em todas as regiões da cidade.

Os projetos do programa Niterói de Bicicleta de incentivo ao uso do transporte sustentável são diversos e podem ser divididos em duas abordagens distintas e complementares:

Infraestrutura – Manutenção e criação de novas rotas cicláveis; instalação de paraciclos nas praças e passeios públicos; construção e operação do bicicletário seguro da Praça Arariboia; inserção da bicicleta nos projetos viários da prefeitura, como a Transoceânica.

Educação – Campanhas de incentivo à convivência harmoniosa entre os diferentes modais de transporte; ações em escolas visando à educação no trânsito; organização de pedaladas, passeios e eventos que contribuem para o estabelecimento da cultura cicloviária em Niterói.







Obra na Praça Arariboia está na reta final

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou na tarde da última sexta-feira as obras do bicicletário da Praça Arariboia, que será inaugurado em dezembro. O local terá capacidade para 424 vagas – 136 horizontais e 288 verticais -, e estará à disposição dos ciclistas 24 horas por dia. Além de vagas para as bikes, o espaço terá recepção, bebedouro, local para descanso e manutenção básica e bombas de ar, ocupando uma área de total de 478 metros quadrados aproximadamente. O investimento é de R$ 852.598,79.

A construção do bicicletário está inserida no conjunto de iniciativas do programa Niterói de Bicicleta, que tem como finalidade encontrar espaços para bicicleta no cotidiano da cidade. Axel Grael explica que o programa tem duas vertentes importantes: a implantação de ciclovias e ciclofaixas, e dar aos ciclistas opções de locais para estacionar as bikes. “O grande bicicletário da Praça Arariboia será um grande estímulo para as pessoas usarem bicicleta. É bastante estratégico não só para quem faz a travessia da Baía de Guanabara de barcas, mas também para quem vem trabalhar no centro de Niterói. Além do Centro, temos a previsão de implantação de outros três grandes bicicletários na TransOceânica: no terminal do Engenho do Mato, próximo ao shopping Multicenter e em Charitas”, afirma o vice-prefeito.

Na visita, Grael verificou o andamento da obra. No momento, está sendo concluída a estrutura metálica do bicicletário, ao mesmo tempo em que são preparadas as tubulações para as instalações elétrica, hidráulica e de drenagem.

Uma vez concluída a obra, terá início o processo de cadastramento dos usuários interessados no sistema de operação do bicicletário.

Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI DE BICICLETA - Prefeitura de Niterói implantará bicicletário na Praça Arariboia 
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia entra na fase final
NITERÓI DE BICICLETA: Instalação de bicicletários chega às escolas municipais
Visita aos bicicletários da Supervia

Acesse o programa NITERÓI DE BICICLETA no Facebook: www.facebook.com/NiteroideBicicleta

Acesse todas as mensagens sobre o NITERÓI DE BICICLETA no Blog do Axel Grael

PARACICLOS:

PARCERIA PREFEITURA DE NITERÓI - UFF: instalação de bicicletários nos campi estimulam estudantes a utilizar bicicletas
Prefeitura de Niterói instala novos bicicletários em vários pontos da cidade
NITERÓI DE BICICLETA: OS BICICLETÁRIOS ESTÃO CHEGANDO








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.