segunda-feira, 17 de abril de 2023

PLANEJANDO O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DORA HEES DE NEGREIROS - MORRO DO MORCEGO PARA SER ABERTO AO PÚBLICO












O novo Parque Natural Municipal Dora Hees de Negreiros - Morro do Morcego já é uma realidade e Niterói dá mais um passo importante no caminho da sustentabilidade! Em dezembro de 2022, decretei a desapropriação dos imóveis e encaminhamos para a Câmara Municipal a mensagem com a criação do novo parque na nossa cidade, que já tem mais de 56% do seu território protegido por unidades de conservação. A iniciativa contou com consultas à população, com a realização de audiências públicas. Localizado no bairro de Jurujuba, o Parque terá 24,03 hectares, incluindo os dois imóveis, abrangendo todos os lados do Morro do Morcego (a Pedra do Morcego, a vertente voltada para da Baía de Guanabara e para a Enseada de Jurujuba). Inclui, portanto, as Praias de Adão e Eva, a Praia da Maçã, a Praia do Morcego e a chamada "Praia Secreta". 

Veja, a seguir, mais informações:

Conheça o Estudo Técnico para a criação do Parque Natural Municipal Dora Hees de Negreiros - Morro do Morcego, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade - SMARHS.


Nos últimos dias (dia 13 de abril e hoje, 17 de abril), fiz visitas técnicas ao local reunindo dirigentes e técnicos da Prefeitura, para alinhar a abertura ao público no prazo de 60 dias. Assista aos vídeos das visitas:

Visita técnica 13/04/2023
Visita técnica 17/04/2023

Além da minha esposa, Christa, me acompanharam nessas inspeções, o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Rafael Robertson, o vereador Andrigo de Carvalho, líder do governo na Câmara, o secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, e o filho de nossa homenageada, a querida Dora, Alexandre Negreiros. Demos início a um mutirão de vários órgãos da administração municipal para deixar a área pronta para receber a população. Esta sendo feito uma limpeza geral da área, reabertura de trilhas, verificação da integridade dos acessos e edificações, além de estudos de conservação e para a infraestrutura definitiva do Parque.



O acesso de visitantes ao novo parque será feito em grupos mediante agendamento. Em breve divulgaremos nos canais oficiais da Prefeitura de Niterói o procedimento para realizar essa marcação prévia. Neste primeiro momento, o acesso ao parque só poderá ser feito a pé ou de bicicleta. A abertura do Parque Natural Municipal Dora Hees de Negreiros é mais um passo na longa caminhada que viemos trilhando para proteger o patrimônio natural, paisagístico e cultural deste espaço tão importante da nossa cidade.

No final do ano passado, assinei a desapropriação do Morro do Morcego para a implantação do Parque. A comissão formada por técnicos de várias áreas da Prefeitura e representantes da sociedade civil estão fazendo todo o planejamento para criar uma estrutura com centro de visitantes, restaurante e pontos de observação desta paisagem reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade. Já foi elaborado pela SMARHS um estudo técnico que embasa todas as nossas ações para esse local. 



Dora Hees de Negreiros

A homenagem a Dora Hees de Negreiros (1933-2016) é muito justificada. Engenheira química de formação, Dora foi uma precursora da gestão ambiental pública. Servidora pública com origem no Instituto de Engenharia Sanitária - IES, empresa de saneamento do antigo estado do Rio de Janeiro (antes da fusão RJ-GB ), e que deu origem à CEDAE. No IES, atuou com outros grandes nomes do meio ambiente e do saneamento, como Ricardo Silveira e José Bedran.

Foi uma das fundadoras da antiga FEEMA, órgão ambiental pioneiro no Brasil, tendo exercido cargos de direção no órgão. Além da longa amizade, tive a honra de tê-la na minha equipe quando fui presidente do Instituto Estadual de Florestas - IEF-RJ. Na década de 1990, atuou no Grupo Executivo para a Despoluição da Baía de Guanabara - GEDEG, tendo sido uma das responsáveis pela estruturação do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara - PDBG e pela negociação dos recursos junto ao BID, para viabilizá-lo.

Dora Hees de Negreiros

Dora também teve atuação marcante na sociedade civil, sendo uma das fundadoras do Instituto Baía de Guanabara - IBG, onde militou por uma baía limpa e com participação cidadã. Liderou muitas iniciativas estruturantes para a governança da Baía de Guanabara. Eu a sucedi como presidente do IBG e pude contar com ela como membro do Conselho Diretor do Instituto Rumo Náutico / Projeto Grael. Dora era especial... Nos inspirará sempre!

Morro do Morcego

O Morro do Morcego tem uma história riquíssima. Com posição avantajada na frente da entrada da Baía de Guanabara, originalmente foi habitado por povos indígenas e posteriormente ocupado por militares durante o período de invasões europeias no século XVII. De lá, é possível apreciar a paisagem da enseada de Jurujuba, a Ilha da Boa Viagem e uma vista belíssima do Rio de Janeiro. 

Na década de 1950, houve no local uma exploração mineral de onde saíram rochas que foram utilizadas para a construção do Aterro do Flamengo. O peculiar corte na feição oeste do Morro do Morcego, é um remanescente da extração de gnaisse. Frente às detonações da rocha à vista da orla de Icaraí, a atividade gerou desagrado e revolta da população, que culminou com matérias jornalísticas na época, solicitando a paralisação das atividades, as quais obtiveram sucesso (saiba mais aqui).

 Extração mineral no Morro do Morcego na década de 1950.


Tenho grande apreço por este projeto porque converge muitas iniciativas interessantes para a cidade. Além de proteger o ecossistema do Morro do Morcego, com o parque faremos um trabalho de atração turística e valorização histórica do local, gerando oportunidades de emprego e de lazer e recreação para a população. 

Tenho certeza que o Parque vai encantar tanto os niteroienses que forem conhecê-lo, quanto os turistas que vamos atrair para o local. Siga acompanhando as novidades sobre este novo espaço nos canais oficiais da Prefeitura de Niterói!

Axel Grael
Prefeito de Niterói

Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.