OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

domingo, 24 de maio de 2020

LANÇADO EDITAL PARA INICIAR AS OBRAS DE 60 KM DE INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA NA REGIÃO OCEÂNICA



Ciclovia na Praia de Piratininga

Avenida Irene Lopes Sodré, no Engenho do Mato.




Niterói dá mais um passo importante para a implantação da Malha Cicloviária da Região Oceânica

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG publicou hoje o edital para a Concorrência Pública (SEPLAG/UGP CAF n° 001/2020) para a contratação de empresa especializada para execução de obras de Implantação do Sistema Cicloviário da Região Oceânica. O edital refere-se ao Lote 01 inclui os bairros do Engenho do Mato, Jacaré, Maravista, Piratininga e Santo Antônio.

O Lote 01 terá uma extensão de 23 km. Uma vez completo, o Sistema Cicloviário da Região Oceânica terá 60 km, fazendo a atual malha cicloviária de Niterói a superar a marca de 100 km e Niterói terá uma das maiores proporções de infraestrutura cicloviária per capita.

O processo licitatório tem previsão para a conclusão no dia 26 de junho, quando se saberá a empresa que terá a responsabilidade de executar as obras.

A nova iniciativa na Região Oceânica é parte do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável, e também faz parte do Programa Niterói de Bicicleta, iniciado em janeiro de 2013, para desenvolver o potencial da cidade para o uso da bicicleta como opção de mobilidade sustentável.


Trechos licitados no Lote 01.

Mapa completo do Sistema Cicloviário da Região Oceânica conforme projetado para ser implantado pelo PRO Sustentável. Em preto, o traçado da Ciclovia TransLagunar, que fará a conexão entre o Túnel Charitas-Cafubá e as praias de Itaipu e Itacoatiara.

A Malha Cicloviária da Região Oceânica terá como via estruturante a Ciclovia TransLagunar, que ligará o Túnel Charitas-Cabubá (que possui ciclovias nas suas galerias, unindo as Praias da Baía com a Região Oceânica) às praias de Itaipu e Itacoatiara. Planejada com características funcionais, turísticas, de lazer e educacional, a TransLagunar passará por locais locais de elevada beleza cênica, como o Parque Orla de Piratininga (POP), o entorno da lagoa de Itaipu e culminando com a chegada às praias, consideradas dentre as mais belas do litoral do país.


Acesse o EDITAL AQUI: Edital - Anexos


Niterói de Bicicleta

Em 2014, Niterói contratou o seu Plano Cicloviário, que orienta a política de implantação de bicicletas na cidade. Com a implantação da infraestrutura dedicada à bicicleta passamos a contar com a adesão de um número crescente de ciclistas e a cidade passou a ser uma referência para o país. Atualmente, são 45 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas.

A obra de alargamento da Avenida Marquês do Paraná unirá as ciclovias das avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, unindo a Zona Sul (Icaraí e Santa Rosa) ao Centro da cidade, levando usuários até o Bicicletário Arariboia. Este é atualmente o principal eixo de circulação de ciclistas na cidade e estima-se que a inauguração da ciclovia da Marques do Paraná aumentará o fluxo entre Icaraí e o Centro em 50%.

Bicicletário Arariboia

A inauguração do Bicicletário Arariboia, em março de 2017, projetado e implantado pelo Niterói de Bicicleta, foi um passo decisivo para o estímulo ao uso da bicicleta, contando atualmente com 10.500 usuários cadastrados.

Apesar da sua capacidade ser de 446 vagas, movimenta cerca de 1.200 bicicletas/dia. Diante da grande procura e do seu papel indutor ao uso da bicicleta, em janeiro de 2020, a Prefeitura anunciou a ampliação do Bicicletário, que receberá mais 502 vagas.

Uso da bicicleta em Niterói

Veja, a seguir, os dados produzidos pela Prefeitura de Niterói, com a parceria a Transporte Ativo - uma das mais influentes organizações pro-bicicletas do país, que indicam o crescimento do uso da bicicleta em Niterói, que quadruplicou entre 2015 e 2019. Veja os números a seguir, obtidos a partir de contagens de usuários pelo programa Niterói de Bicicleta:

Avenida Amaral Peixoto (bicicletas/dia)
  • 2015:   880
  • 2016: 1413
  • 2017: 2293
  • 2018: 2577
  • 2019: 3449

Avenida Roberto Silveira (bicicletas/dia)
  • 2015: 1084
  • 2016: 1931
  • 2017: 2794
  • 2018: 3009
  • 2019: 4239

Um levantamento realizado pelo GT de Gênero, da ONG Ciclocidade, apontou Niterói como a cidade que conta com o maior número de mulheres pedalando. A média nacional é de cerca de 10% e, em Niterói, segundo levantamento realizado nas ruas em 2019, esta proporção gira em torno de 25%. No Bicicletário Arariboia, as mulheres são cerca de 30% dos usuários cadastrados no sistema.


Nota publicada na coluna "Fome de quê?", de Ana Cláudia Guimarães, no O Globo Niterói. A coluna informa o lançamento do "Plano de Incentivo à Mobilidade por Bicicleta no Contexto da Pandemia de COVID-19".


Este dado é um importante indicador de quão ciclável a cidade de Niterói vem se tornando. E avançaremos ainda muito mais, fazendo da bicicleta uma das principais estratégias para o período pós-COVID na nossa cidade.

Nos próximos dias, a Prefeitura lançará o PLANO DE INCENTIVO À MOBILIDADE POR BICICLETA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19, prevendo a implantação de novas ciclovias permanentes ou temporárias, a reforma das ciclovias existentes, incluindo uma nova sinalização horizontal e vertical, ações educativas e medidas de incentivo ao uso da bicicleta.

Um sonho antigo

Com tudo o que foi exposto aqui, nos aproximamos de um antigo sonho que trago comigo desde há muitas décadas, quando através do Movimento de Resistência Ecológica - MORE, organização ambientalista pioneira que fundei em 1980. Na época, promovíamos "bicicleatas" (passeatas de bicicleta) reivindicando ciclovias em Niterói. Ouvíamos de alguns críticos que isso não era coisa para Niterói, que o clima quente e o relevo da cidade impediriam o desenvolvimento de uma cultura para a bicicleta.

Hoje, estamos construindo uma realidade de uma Niterói ciclável, mais saudável e sustentável, com milhares de ciclistas nas ruas da cidade a cada dia. Jamais podemos desistir dos sonhos e o momento atual, diante das ameaças do coronavírus que certamente mudará o mundo, somos instados a renovar os sonhos de construir uma sociedade sob bases mais justas, democráticas e sustentáveis.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Niterói lança Plano Municipal de Mobilidade Sustentável
Prefeitura prorroga consulta pública para escolher locais de instalação de 500 paraciclos na Região Oceânica



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.