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segunda-feira, 9 de setembro de 2019

MÜNSTER: Conhecendo a CIDADE DA BICICLETA NA ALEMANHA



Em Münster, as bicicletas são as donas das ruas. Foto Axel Grael

Bicicletas estacionadas na maior parte das ruas. Foto Axel Grael

Numa escada, guias de metal ajudam aos ciclistas para superar os degraus com mais facilidade. Foto Axel Grael


Uma cidade onde a bicicleta reina

Estou na Alemanha, participando do Connective Cities Dialogue Event: Climate Proofing Urban Development, evento promovido pela organização Connective Cities e pelo governo alemão, através do Federal Ministry for Economic Cooperation and Development - BMZ. O evento tem o apoio do GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), também do governo alemão, além da Associação Alemã de Municípios (Deutscher Städtetag) e da instituição Engagement Global / Service Agency Communities in One World.

Representantes de 15 cidades, além de universidades e das organizações promotoras do evento, se reuniram em Dortmund para compartilhar boas práticas de políticas públicas para o clima e discutir formas de cooperação.

Como parte da minha agenda na Alemanha, visitei Münster, uma cidade localizada no Centro do país e que é considerada a Capital da Bicicleta na Alemanha e a Capital da Proteção Climática.



Embora seja canalizado, o rio que cruza a cidade apresenta águas muito limpas. Fotos Axel Grael


Münster

Localizada na Westfália, embora hajam registros muito mais antigos, a origem da cidade remonta ao Século VIII, quando em 793, o missionário frísio, Lúdiger, fundou um bispado, que em 1068 passou a se chamar Monastério (origem do nome da cidade). Foi elevada ao status de cidade em 1170.

A localização estratégica fez a cidade prosperar durante o período da Liga Hanseática (Séculos XIII e XIV).

A cidade passou por longas e sangrentas disputas entre católicos e protestantes. Em 1534, um exército católico derrotou os protestantes, que haviam instalado um estado teocrático um ano antes. O rei João de Leiden foi executado e a paz voltou à cidade. Em 1815, a cidade tornou-se a capital da Westfália Prussiana.

Na II Guerra Mundial, a cidade foi novamente palco de lutas e destruição e muitas das igrejas góticas e outras construções na cidade, do Século XIII ao Século XV, foram destruídas pelos bombardeios e posteriormente reconstruídos.

No Centro Histórico, turistas e moradores locais enchem as ruas de pedestres. Foto Axel Grael


O relevo levemente acidentado e a pavimentação tradicional feita de pedras não impede o enorme número de ciclistas. Fotos de Axel Grael

Onde há espaço, as ciclovias e ciclofaixas compartilham ruas ou calçadas com automóveis e pedestres. Na cidade, praticamente não se vê ciclovias compartilhadas. Foto Axel Grael.


Uma nova Münster, com vocação sustentável

Hoje, artes e ciências são as principais atividades em Münster. É uma cidade universitária, com uma das maiores proporções de estudantes na Alemanha. São 58 mil estudantes universitários e pelo menos um quarto da população da cidade estuda, leciona, pesquisa ou trabalha numa das oito universidades locais (site da cidade de Münster).

A cidade impressiona com os seus números relacionados à mobilidade por bicicletas, como pode ser visto abaixo:

- As políticas de estímulo à bicicleta em Münster existem há 70 anos (Münster Bicycle Capital, WWF)
- A cidade possui 280 mil habitantes, sendo que cerca de 100.000 preferem deslocamentos diários por bicicleta, ou "Leese", como chamam na gíria local. (site da Cidade de Münster)
- O número de bicicletas estimado em cerca de 500 mil (site da Cidade de Münster). Ou seja, existe quase 1,8 bicicletas por habitante - quase o dobro de bicicletas do que habitantes.
- Bicicletas representam 39% dos deslocamentos na cidade. Em 2014, os deslocamentos por automóvel caíram para 29%, ou seja, bem abaixo do número de deslocamentos por ciclistas. (site da Cidade de Münster)
- A malha cicloviária da cidade conta com cerca de 450 km nas principais ruas, além de 250 km nas vias de aceso à cidade. A infraestrutura cicloviária na cidade é composta na grande maioria por ciclofaixas, enquanto nas estradas de acesso são ciclovias segregadas (site da Cidade de Münster).
- A região de Münster (Münsterland) possui cerca de 4.500 km de rede cicloviária, que permite o turismo cicloviário por castelos e outras atrações daquela bela região. Oferecem serviços de "Bed and Bike". O serviço de aluguel de bicicletas e bicicletas compartilhadas está por toda a parte, além do "bicycle navigation systems" (tipo de GPS voltado para bicicletas), o que facilita muito a visitação de cicloturistas (site da Cidade de Münster).

Há uma forte atenção para o problema da segurança do uso da bicicleta. Na década de 1990, os ciclistas representavam 50% dos acidentes no trânsito na cidade e, portanto, implantaram um programa de prevenção chamado "Vision Zero", ou seja, zero acidentes.

Conforme informa o site oficial da Cidade de Münster, são tantas bicicletas, que a cidade estabeleceu regras rígidas de conduta para os ciclistas, impondo multas para os infratores, conforme a seguir:

- Pedalar na contramão: 20 euros
- Pedalar utilizando o celular: 25 euros
- Pedalar sem usar as mãos, utilizando fones de ouvido ou headphones: 10 euros
- Pedalar à noite sem farol e lanterna: 20 euros
- Furar o sinal vermelho: 125 euros + um mês sem poder dirigir qualquer veículos
- Pedalar com concentração etílica acima do nível 1.6: carteira cassada

Inspiração

A experiência de Münster e outras cidades alemãs passam a ser mais uma inspiração para a nós, que temos dentre as nossas responsabilidades, a coordenação geral do programa Niterói de Bicicleta, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG.

As ideias são muito bem-vindas, justamente agora que estamos implantando a ciclovia da Avenida Marquês do Paraná (obras em andamento), que permitirá a conexão das duas principais ciclovias da cidade - das avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, a conclusão do Plano Cicloviário da Região Oceânica de Niterói e a licitação do Sistema de Bicicletas Compartilhadas de Niterói.

É Niterói avançando no rumo da sustentabilidade e de se tornar uma referência de cidades cicláveis no Brasil.

Axel Grael
Coordenador Geral do programa Niterói de Bicicleta

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói




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