OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

sábado, 9 de junho de 2018

Uso da bicicleta como transporte em SP causaria economia de R$ 870 milhões, diz estudo



Ampliação do uso de bikes geraria R$ 870 milhões a mais na economia de SP, diz estudo Acesse a reportagem do Bom Dia Brasil aqui.


Por Alberto Gaspar, Bom Dia Brasil, São Paulo

Segundo pesquisa do Cebrap, apenas no sistema de saúde o impacto seria de R$ 34 milhões. Qualidade do ar melhorou 50% durante greve de caminhoneiros.

Um estudo do Centro Brasileiro de Análise de Planejamento (Cebrap) avaliou possíveis impactos positivos da bicicleta no lugar de carros e ônibus. Seria possível uma redução de R$ 34 milhões nas despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações, por causa de diabetes ou doenças cardiovasculares. O estudo também estimou quanto a economia da cidade de São Paulo ganharia com esta opção mais rápida: R$ 870 milhões.

“Quanto mais rápido as pessoas se deslocam para o seu trabalho, maior é a produtividade, dentre do sistema”, diz Victor Callil, pesquisador do Cebrap. “A gente está falando em ‘viagens pedaláveis’, aquelas com até 8 quilômetros, feitas entre as 6h e as 20h e por pessoas com até 50 anos.”

É o caso de Alexandre Araújo trabalha numa construtora como assistente de finanças. Foi fazendo vários cálculos que ele resolveu adotar a bicicleta como meio de transporte, um ano atrás. O primeiro deles, do tempo de viagem: pedalando, ele faz o percurso de quase 15 quilômetros até a empresa em 35 minutos. De ônibus, Alexandre levava uma hora e meia. Somando ida e volta, eram três horas de viagem. 

Veja a economia em São Paulo com uso de bicicletas (Foto: Claudia Ferreira/G1)


”Eu economizo 2 horas por dia, então é fundamental”, diz Alexandre. Ele também levou em conta a eliminação das despesas com transporte público e com a academia, que ele deixou de frequentar.

“Eu não dependo mais de ninguém, eu faço o meu horário, todo dia, com chuva, com sol, eu chego o mesmo horário no serviço e é o que me motiva mesmo.”

Qualidade do ar
Compare a visão da poluição em São Paulo nesta quarta-feira (30) com a quarta-feira da semana passada (23) (Foto: TV Globo/Reprodução)

Durante a greve dos caminhoneiros, enquanto o movimento em uma ciclovia como a da Avenida Feria Lima cresceu mais de 40%, a qualidade do ar melhorou 50%, segundo um levantamento do Instituto de Estudos Avançados da USP. E a Cetesb registrou qualidade boa em todas as estações medidoras da cidade.

O estudo do Cebrap faz uma projeção: se todas as tais viagens "pedaláveis" fossem mesmo pedaladas, eliminando muitos carros e ônibus, a emissão de dióxido de carbono poderia ser reduzida em 18%.

“Só eles pedalando o que eles pedalam hoje em dia, eles já tão contribuindo com 3% a menos de CO2 dos transportes de pessoas na cidade”, afirma Callil.

Segundo o estudo do Cebrap, 75% dos ciclistas da cidade de São Paulo passaram a utilizar a bicicleta como meio de transporte há mais de três anos. 


Ciclista pedala na ciclovia da Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Acesse o vídeo com a reportagem do Bom Dia Brasil.

Fonte: G1



---------------------------------------------------------------------



LEI TAMBÉM:

Niterói é cada vez mais a cidade da bicicleta
A crise de abastecimento e o aumento do uso da bicicleta em Niterói
10 lições de sustentabilidade com a greve dos caminhoneiros
Dependência total dos fósseis paralisa o Brasil
Sem ônibus e combustível, cariocas usaram bicicleta para ir ao trabalho
Poluição em São Paulo diminuiu pela metade com greve dos caminhoneiros
Apagão dos combustíveis reforça a necessidade de descarbonizar o transporte
Estudo detecta cinco inovações para os carros. Mas e a fonte de energia?
UTOPIA OU DISTOPIA? Novas tecnologias dos automóveis e o impacto sobre as cidades e sobre a vida das pessoas
Niterói: ciclistas ocupam cada vez mais seu espaço nas ruas









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.