OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Na presença do ministro das Cidades, Niterói lança o edital para a contratação da obra da TransOceânica


Prefeito Rodrigo Neves discursa no evento.

Assinatura do lançamento do Edital para a contratação da obra de implantação da TransOceânica.


Assinado edital para contratação da obra da TransOceânica

Foi assinado na manhã desta segunda-feira (16/6) o edital de contratação para a obra da TransOceânica, um dos maiores empreendimentos de mobilidade urbana da história da cidade.

De acordo com o prefeito da cidade, a obra será iniciada ainda no segundo semestre e tem previsão de ser concluída até 2016. O investimento total é de R$ 359 milhões, com um financiamento de R$ 292 milhões do governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade.

A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, explicou que a TransOceânica vai atender a 11 bairros da Região Oceânica e cerca de 70 mil pessoas. Segundo ela, a via expressa terá extensão de 9,3 quilômetros, com um túnel de 1,3 quilômetros ligando a Região Oceânica a Charitas.

Ministro das Cidades, Gilberto Occhi.

Serão 13 estações ao longo do trajeto, com dois pontos reguladores, um no Engenho do Mato e outro em Charitas, que terá uma conexão com o terminal das barcas.

De acordo com Verena, a TransOceânica terá um corredor exclusivo de nove quilômetros e um sistema de ônibus BRT, no modelo BHLS (Bus of High Level of Service), na qual o ônibus vem recolhendo os passageiros e entra na pista exclusiva, adquirindo uma alta performace no deslocamento entre Engenho do Mato e Charitas.

Verena informou ainda que, com a TransOceânica, a estrada Francisco da Cruz Nunes passará por um processo de reurbanização.

"A TransOceânica vai mudar a Região Oceânica, que cresceu muito nos últimos anos, mas que não foi acompanhada de melhorias no transporte público. E vamos aproveitar essa oportunidade e requalificar toda a área", disse.

O prefeito disse que a assinatura do edital é um dia histórico para a cidade e que chegou após um cumprimento de dez etapas, que começou pela elaboração do projeto básico e inclusão dele no PAC da Mobilidade ainda no período de transição, apresentação dele nos ministérios do Planejamento e das Cidades, aprovação do governo federal em março, entendimentos com a Secretaria do Tesouro Nacional e Ministério da Fazenda, aprovação de projeto de Lei na Câmara Municipal, apresentação de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e audiência pública sobre o tema.

"A TransOceânica cria uma alternativa. Integra barcas, BHLS e o túnel. Vamos tirar o fluxo pesado de carros do Largo da Batalha, da Roberto Silveira, da Presidente Roosevelt, da Marquês do Paraná. Vamos, sem dúvida, melhorar a qualidade de vida de quem mora na Região Oceânica e da circulação na cidade. As pessoas vão optar pelo transporte coletivo, como também já estão optando pelas bicicletas. Criaremos uma opção de deslocamento em um transporte de alta performace. Quem sair do Engenho do Mato, em 15 minutos vai estar em Charitas, e em 15 minutos no Rio. Hoje, quem usa a ponte, leva quase 2 duas horas para chegar o Rio", explicou ele, destacando também a união da Prefeitura com os governos federal e estadual que retirou Niterói do isolamento.

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, afirmou que a cidade de Niterói e toda a sua população vivem um momento único com essa obra. Ele elogiou o esforço do prefeito e agradeceu o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF).

"A demanda em mobilidade urbana é enorme. Estamos investindo R$ 143 bilhões. A equipe do Ministério das Cidades está à disposição de Niterói porque sabemos que aqui está sendo feito um trabalho sério, de união de todos. E essa assinatura representa essa união", afirmou.


Túnel Charitas-Cafubá, parte da via expressão TransOceânica.


O vice-prefeito Axel Grael disse que a TransOceânica é um anseio de décadas da população e que foi estabelecido como prioridade pela nova administração da Prefeitura antes mesmo da posse.

"A TransOceânica beneficia não só a Região Oceânica como toda a cidade. Tivemos todos os cuidados necessários para elaborar um projeto com esse nível de responsabilidade. Fizemos um Estudo de Impacto Ambiental, de mais de 1.500 páginas, em que todos os aspectos da obra foram levantados. Esse projeto, além da sustentabilidade, vai elevar a qualidade urbana da cidade e da vida da população", explicou.

Participaram também da cerimônia de assinatura do edital a superintendente regional da CEF, Edma Gaspar, o deputado federal Sérgio Zveiter, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Domício Mascarenhas, o diretor-presidente da Emusa (Empresa Municipal de Moradia, Saneamento e Urbanização), Guilherme Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira, além de outros secretários municipais e vereadores.


Fonte: Prefeitura de Niterói

--------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:
Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da obra da TransOceânica conclui que intervenção é viável ambientalmente
Estudo determina que trajeto da TransOceânica é viável
Estudo de Impacto Ambiental da TransOceânica será apresentado em audiência pública no próximo dia 3
Acertos finais: Transoceânica a um passo de virar realidade
Prefeitura debate projeto da TransOceânica com moradores da Região Oceânica
INEA aceita o estudo de impacto da TransOceânica
TransOceânica: Projeto já foi entregue para a CEF. Obras começam no segundo semestre.
2014: o ano destinado as obras da TransOceânica
TransOceânica: entrevista do prefeito Rodrigo Neves ao BOM DIA RIO
TRANSOCEÂNICA: início de um novo tempo na mobilidade de Niterói
Vídeo: Apresentação da TransOceânica aos vereadores na Câmara Municipal de Niterói
Verena Andreatta detalha o projeto da TransOceânica
Prefeito Rodrigo Neves sanciona Lei da TransOceânica
TRANSOCEÂNICA: CÂMARA AUTORIZA PEDIDO DE EMPRÉSTIMO PARA MOBILIDADE URBANA
AXEL GRAEL E SECRETÁRIOS EXPLICAM PROJETOS DE MOBILIDADE NA CÂMARA DE VEREADORES
VLT Charitas-Centro: Prefeitura de Niterói avança na agenda da mobilidade sustentável




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.