OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

quarta-feira, 1 de março de 2023

UM PRESENTE PARA A CIDADE: NITERÓI GANHA BELO MURAL DE EDUARDO KOBRA



A Avenida Marquês do Paraná, no Centro, ganhou na última segunda-feira (27) um painel de 35,14 x 7,90 metros produzido no muro do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) pelo renomado muralista Eduardo Kobra. No ano em que o município chega aos 450 anos, esse é um dos presentes que homenageia de forma carinhosa nossa Niterói. É uma arte bastante alinhada com a cidade: tendo o MAC ao fundo e figuras de crianças, o artista utilizou a mesma temática de sustentabilidade pintada na fachada da ONU.     

Fiquei emocionado ao ouvir do Kobra, durante uma conversa quando o recebi em nossa cidade, que uma das crianças pintadas no mural é o filho dele, o Pedrinho, de 6 anos. Como ele disse, estamos lutando pelo futuro do planeta, da humanidade e das nossas crianças. Nossas ações e decisões de agora refletem nas próximas gerações. Um artista reconhecido internacionalmente, com obras em 35 países, Kobra ainda me contou que considera Niterói uma cidade de grande importância artística e arquitetônica, principalmente por ser a segunda cidade com mais obras de Oscar Niemeyer no País.

Quero também pontuar o simbolismo do local escolhido para o mural. Há 10 anos a Marquês do Paraná já era uma das vias mais movimentadas da nossa cidade. Mas você se lembra dela na época? Antes de sua requalificação e alargamento, sem ciclovia ou mergulhão para passagem de veículos. Uma rua árida! Após um importante projeto de urbanismo que mudou completamente “a cara” desta região, é hoje uma avenida que vive um novo momento, alinhada ao caminho para uma cidade sustentável. O painel do Kobra, por sua vez, chega para dar um toque de cultura e arte. 

As iniciativas do plano Niterói 450 estão preparando a cidade para os desafios do século 21, com desenvolvimento e sustentabilidade, fazendo dela uma cidade ainda melhor para os niteroienses. Estamos gerando emprego, investindo em soluções de mobilidade, avançando na estrutura de saúde e educação. Estamos, de forma resumida, trabalhando muito para fazer de Niterói a melhor cidade do Brasil para viver e ser feliz. 

Niterói recebe de braços abertos o painel de Eduardo Kobra, viabilizado pela concessionária Águas de Niterói com apoio logístico da Prefeitura. Uma bela arte a céu aberto que nos homenageia, inspira e mostra o caminho que escolhemos em nossa cidade: da sustentabilidade e do olhar atento ao futuro. Viva Niterói!

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.