OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

quarta-feira, 1 de março de 2023

EXPANSÃO DO APRENDIZ MUSICAL: PROGRAMA DEVE CHEGAR A QUASE 50 ESCOLAS E 7.500 JOVENS AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE




O Programa Aprendiz Musical da Prefeitura de Niterói, que já é um dos maiores e mais importantes projetos de iniciação musical do País, chegará a 49 escolas da rede municipal e atenderá mais de 7.500 alunos. Na última segunda-feira (27), os diretores das unidades de ensino do município se reuniram com a equipe do programa para uma apresentação da expansão, que tem previsão de início ainda no primeiro semestre de 2023. Estamos trabalhando muito para que nossa cidade seja, cada vez mais, um lugar de oportunidade para todos. Por isso, é prioridade que esse programa, que oferece perspectivas de futuro e estimula a socialização de milhares de crianças, cresça ainda mais. 

Como explicou o secretário de Ações Estratégicas, André Diniz, o Aprendiz Musical já existe há 22 anos e é uma oportunidade de transformar crianças e jovens com a linguagem da música. A iniciativa oferece educação musical para alunos do município com até 24 anos e tem como missão a formação integral e cidadã por meio da música, garantindo o acesso à cultura e às artes em sua formação, produção e difusão. O ano de 2022 chegou ao fim com 2.100 alunos beneficiados pelo projeto, que é mantido pela Prefeitura de Niterói. Em breve chegaremos a 7.500 alunos! Será o maior Aprendiz desde a sua criação. A ampliação da iniciativa foi um dos compromissos que firmei durante a campanha em 2020.  

Futura sede do Projeto Aprendiz, no Bairro Chic, Fonseca.

Nosso planejamento é que o Aprendiz tenha, no futuro, três polos. O imóvel onde funcionava a ONG More Project, no Bairro Chic (Fonseca), será reformado e se tornará um dos espaços para o programa. A Casa Norival de Freitas, com restauro em andamento, será a sede no Centro. Está em desenvolvimento o projeto de uma outra sede, na Região Oceânica de Niterói.

O esporte, a música e a educação abrem grandes caminhos e oportunidades para a juventude. Consolidado durante o governo Rodrigo Neves, o Aprendiz Musical dá demonstrações claras disso. Atualmente o programa é coordenado pelo ex-aluno João Victor Reis. Oriundo do Morro do Céu, João se formou em Música na UFRJ, iniciou sua formação musical no Aprendiz e hoje inspira outros jovens com sua trajetória exitosa. Precisamos gerar oportunidades para essa garotada que está crescendo e é o futuro.

Estou muito feliz e orgulhoso de ver o Aprendiz Musical crescendo. O programa seguirá em sua missão de transformar vidas através da música, dando a estes jovens aprendizes a chance de ver um mundo de possibilidades. Vamos em frente por uma Niterói cada vez mais igualitária e com justiça social!

Dados recentes do Aprendiz Musical - A previsão é que a expansão aconteça ainda no primeiro semestre deste ano. Atualmente 2.100 crianças, moradoras de Niterói, têm aulas gratuitas de iniciação musical, prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão e canto e coral. Cerca de 1,9 mil estão na iniciação musical e 200 nos módulos avançados do programa. A expectativa é chegar a 600 estudantes nos módulos avançados, que acontecem fora da grade curricular regular. O objetivo é o desenvolvimento da criança de uma forma completa que passa pela parte motora, psíquica, sensorial, criativo, afetivo, racional e social, por meio de atividades lúdicas que envolvem o cantar, tocar, dançar e escutar.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.