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terça-feira, 23 de dezembro de 2025

DRENAGEM DO BARRETO E ENGENHOCA: Prefeitura entrega o maior projeto de drenagem já feita na cidade


Celebrando a conclusão das obras de drenagem do Barreto e Engenhoca com Paulo Bagueira (foi meu vice-prefeito), com o vereador Renato Cariello, com o atual prefeito Rodrigo Neves e com trabalhadores da obra.

Visitando o assentamento das aduelas de grande porte das obras de drenagem. Obra foi projetada para resolver definitivamente o problema de drenagem da região que sofria com inundações com mais de 1,5 metros em chuvas mais fortes.

Momento que assinei, como prefeito de Niterói, no dia 30 de janeiro de 2024, o contrato para a obra de drenagem do Barreto e Engenhoca. O investimento era previsto de R$ 76 milhões e o prazo da obra era de 24 meses. A obra foi executada dentro do orçamento previsto e concluiu com um mês de antecedência.

MAIOR PROJETO DE DRENAGEM URBANA DA HISTÓRIA DE NITERÓI: A mancha azul no mapa representa a área de maior risco de alagamento e as linhas representam a concepção do projeto implantado para a solução do problema de drenagem.

Hoje, foi mais um dia daqueles que a gente sente a sensação e o orgulho do dever cumprido: entregamos a obra de Drenagem do Barreto e da Engenhoca, o maior projeto de drenagem urbana já realizado em Niterói. Dei a Ordem de Início para a realização da obra no dia 30 de janeiro de 2024. O contrato com a empresa responsável previa a execução no prazo de 24 meses e as obras foram entregues com cerca de um mês de antecedência mantendo o orçamento.

Acompanhei muito de perto o trabalho da equipe que desenvolveu o projeto, que teve que superar muitos desafios de engenharia e de execução. Um dos desafios era a topografia do terreno, uma extensa baixada que no passado era áreas alagadiças (mangues e brejos), que compunham os ecossistemas associados à Baía de Guanabara. para superar essa dificuldade foi necessário utilizar sistemas de drenagem de maior capacidade de estocagem de água. Por isso, foram especificadas aduelas pré-fabricadas (de 5,5 x 2,5 metros) de alta capacidade (veja foto acima). 

O desafio de execução foi realizar a obra com o mínimo de transtorno para os moradores e comerciantes. Sabemos, que obras sempre são difíceis de se conviver, mas os resultados compensam. No evento de entrega, de hoje, moradores da região nos relataram os problemas que conviviam anteriormente, com alagamentos que chegavam a mais de 1,5 metros e causavam grandes prejuízos. Com o avanço das obras, a drenagem já veio funcionando perfeitamente nas últimas chuvas fortes.

A obra foi executada em três etapas. A primeira fase teve início na Rua Vereador José Vicente Sobrinho, no trecho entre as ruas José Carreteiro e Daniel Torres, com a construção do sistema de escoamento e drenagem da Engenhoca. 

A segunda etapa começou no terreno onde está localizada a Cidade da Ordem Pública, na Rua Craveiro Lopes, no Barreto, onde foram instaladas aduelas subterrâneas com dimensões de até 2,5m X 5m. Outro ponto que recebeu intervenções foi a região do Copo Cheio, onde oito ruas foram contempladas com a instalação de galerias de drenagem com dimensões de 1,5m X por 1m.

Na terceira etapa, foi realizada a instalação de manilhas nas ruas Craveiro Lopes e Vereador José Vicente Sobrinho, para conectar a rede de drenagem da Engenhoca ao novo ponto de escoamento, que desemboca na Baía de Guanabara por meio de uma passagem ao lado do Cemitério do Maruí.

Todas as vias impactadas pelas obras receberam nova pavimentação asfáltica, além da requalificação de calçadas e meios-fios.

OUTRAS OBRAS DE DRENAGEM

Na última década, Niterói recebeu obras para solucionar o seus principais problemas de drenagem. Desde 2013, foram mais de R$ 700 milhões de obras de drenagem na cidade, resolvendo um passivo histórico. Além da drenagem, outras obras de especial relevância foram as de Contenção de Encostas, que ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão, sendo que a metade deste valos foi investido apenas na minha gestão como prefeito, de 2021 a 2024. Toda essa prioridade foi tornando a cidade mais resiliente e resolvendo problemas que as pessoas conviveram ao longo de muitas décadas.

REGIÃO OCEÂNICA

Começamos pela Região Oceânica, onde nunca havia sido feita qualquer maior investimento em drenagem, que não fossem meros paliativos. Até 2013, das 890 ruas da Região Oceânica, cerca de 80% não tinha drenagem, pavimentação e outras ações de urbanização. Após priorizar a região, estamos concluindo as últimas ruas que faltam receber as obras de urbanização. Fizemos drenagem, pavimentação, implantação de arborização e outras ações de urbanização, em várias partes da Região Oceânica, como: 

  • Santo Antônio: um dos mais desafiadores e recorrentes pontos de inundação: o bairro foi erguido em área que já havia sido espelho d'água da Lagoa de Piratininga. Para resolver o problema tivemos que fazer uma galeria de cintura, contornando o bairro, sob as pistas da Estrada Francisco da Cruz Nunes e Avenida Almirante Tamandaré, além de galerias nas ruas internas do bairro. 
  • Estrada Francisco da Cruz Nunes: ao longo da implantação da TransOceânica, foram implantados várias intervenções de drenagem.
  • Cafubá: Foram implantadas galerias de drenagem que resolveram os longos períodos de lamaçal nas ruas.
  • Romanda Gonçalves: a obra teve três km de extensão e foi orçada em R$ 19 milhões. A obra foi entregue no início de 2018. A intervenção viabilizou as obras de drenagem e pavimentação do Engenho do Mato.
  • Engenho do Mato: as obras começaram em 2022, com um investimento de R$ 145 milhões para beneficiar 117 ruas e acabar com a poeira, buracos e alagamentos históricos. As obras estão em fase final e geraram 200 empregos diretos e 500 indiretos. Segundo o projeto, a intervenção de drenagem implantará os seguintes quantitativos:  galerias: 4.600 metros lineares; manilha: 22.000 metros lineares; tubo PEAD: 8.000 metros lineares e tratamento superficial: 13.200 metros lineares. O total é de 47.800 metros lineares.
  • Outras áreas como o Bairro Peixoto, Itaipu, Boavista, Maravista, Maravista II, Serra Grande, Maralegre, Fazendinha do Cafubá, Piratininga, Jardim Imbuí e outros.
Obras especiais de drenagem sustentável: através do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO SUSTENTÁVEL, com recursos captados através do Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF, foram executadas obras emblemáticas:
  • Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis - POP: foram implantados os jardins filtrantes, que representam o maior investimento de Soluções Baseadas na Natureza - SBN da América Latina. 
  • Renaturalização do Rio Jacaré: a primeira iniciativa de renaturalização de um rio urbano no país.
  • Pro Sustentável II: a Prefeitura acaba de garantir recursos do Fundo Clima, administrado pelo BNDES, para desenvolver ações de drenagem sustentável, implantação de ciclovias e outras intervenções na bacia da Lagoa de Itaipu.
Outras obras realizadas: obras em Pendotiba, Rio do Ouro, Charitas.

PRINCIPAIS OBRAS DE DRENAGEM PELA FRENTE:

  • ICARAÍ: ainda na minha gestão, contratei empresa especializada para desenvolver a solução para as inundações do Campo de São Bento, da Avenida Roberto Silveira, da Rua Presidente Backer e outras ruas limítrofes.
  • INGÁ: Pontos de inundação na Rua Presidente Pedreira e entorno.
  • SÃO FRANCISCO: pontos críticos de alagamento, principalmente na Rua Padre Natuzzi e imediações.
Enfim a cidade não fica pronta nunca e sempre haverá novas demandas a serem atendidas, mas a cidade nunca recebeu tantas obras de infraestrutura como nos últimos 13 anos, com destaque para os investimentos realizados a partir de 2021.

Axel Grael
Prefeito de Niterói (2021-2024)

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