A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo um grande esforço para proteger e restaurar o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade. Entregamos recentemente a restauração da Ilha da Boa Viagem que agora já pode ser visitada pelos niteroienses e turistas, fato que não acontecia há muitas décadas. Em breve, iniciaremos as obras de restauração do Cinema Icaraí, que será mais um espaço cultural à disposição da população. Além disso, estamos licitando a restauração do imóvel conhecido como Castelinho do Gragoatá, que será a sede do programa Niterói de Bicicleta, faremos a restauração de um belo casarão que será o primeiro centro cultural da Zona Norte da cidade. Também cabe destaque a desapropriação do imóvel da antiga estação da Cantareira, que sediará um Distrito Criativo, para estimular o empreendedorismo, a formação de profissionais para a economia criativa.
Mas, queremos dar destaque aqui nessa postagem para o belo trabalho que a Prefeitura está realizando de restauração da Casa Norival de Freitas, no Centro de Niterói, imóvel tombado pelo INEPAC e que será a sede do Projeto Aprendiz. O trabalho de restauro é muito minucioso e está sendo realizado com muito cuidado pelos profissionais do Consórcio Cone-Conteck, contratado pela EMUSA para a realização da obra, que gera 90 empregos diretos e 150 indiretos. A obra faz parte do Plano Niterói 450 Anos, que prevê vários investimentos em infraestrutura para o Centro de Niterói.
O Programa Aprendiz Musical, ampliado esse ano para atender 7.500 alunos, terá três sedes em diferentes regiões da nossa cidade. A principal será na Casa Norival de Freitas, no Centro, uma na Zona Norte, no Bairro Chic, e outra na Região Oceânica.
Fantástico o trabalho de restauro realizado pela prefeitura. Nosso sonho!
ResponderExcluir