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domingo, 1 de abril de 2012
Falta de foco na Educação Física faz Brasil desperdiçar bons professores e alunos
“A despeito de nós termos professores formados e de nível superior, metade deles com especialização ou pós-graduação, e motivados, não conseguimos transformar tudo isso em resultados para as crianças e para o País”, afirmou Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, durante o lançamento da pesquisa ‘Educação Física nas Escolas Públicas Brasileiras’, nesta quarta-feira em São Paulo.
A pesquisa do Ibobe, encomendada pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com os Atletas pela Cidadania e Instituto Votorantim aponta que, apesar de o Brasil contar com professores qualificados (47% tem pós-graduação ou mestrado) e motivados (apenas 2% se declararam insatisfeitos), a aplicação da Educação Física nas escolas públicas não é feita de maneira adequada.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, apontou a gestão escolar como fator essencial para a melhoria da qualidade da Educação Física nas escolas. “A pesquisa nos aponta caminhos para aperfeiçoar a gestão do ensino público. Ela mostra o que devemos fazer para aperfeiçoar as políticas públicas voltadas para a atividade do lazer e do esporte.”
O estudo inédito, cujo objetivo é oferecer subsídios para a iniciativa privada, ONGs e poder público desenvolverem políticas para melhoria da qualidade da Educação Física, também apontou que 70% das escolas públicas do País possuem espaço físico adequado para as aulas de educação física. No entanto, a disciplina não recebe a devida atenção da maior parte das Secretarias de Educação.
“Um dos pontos que mais chamam atenção é que, além da carência de políticas educacionais para essa área – quase metade dos docentes entrevistados aponta falta de apoio pedagógico das Secretarias de Educação –, a performance física dos alunos ainda é o critério determinante e excludente na hora da avaliação”, destacou Daniela Castro, diretora executiva da organização Atletas pela Cidadania.
Além disso, a formação dada pelas universidades também não é a ideal. “A gente não prepara os professores brasileiros para que eles saibam exatamente o que fazer com as crianças, em termos de perfil a ser desenvolvido. A pesquisa mostra uma multiplicidade de objetivos, que com certeza leva esse professor a não ter foco no que desenvolver”, disse Viviane.
O evento também contou com a presença de grandes nomes do esporte brasileiro, como Ana Moser, Magic Paula, Hortência, Lars Grael e Raí.
“O esporte precisa estar mais próximo das pessoas, não apenas na televisão. Isso traria um impacto positivo não só para os jovens, como para as suas famílias. E fatalmente formaríamos mais atletas de alto nível no Brasil”, declarou a ex-jogador de vôlei Ana Moser, diretora dos Atletas pela Cidadania.
O ex-velejador Lars Grael criticou a maneira como estão sendo feitos os investimentos no esporte brasileiro. “Você vê muito dinheiro sendo gasto na construção de estádios, mas não há recursos para mandar atletas para Olimpíadas escolares. Precisamos democratizar o esporte no Brasil.”
Entre os participantes do evento, foi consensual a ideia de que o Brasil precisa aproveitar este momento em que o esporte é o foco principal do País, que nos próximos anos vai receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. “Precisamos aproveitar este momento para realizar um grande debate. O interesse pelo esporte serve para muita coisa. E faz os nossos jovens se tornarem cidadãos melhores”, apontou Ana Moser.
Tatiana Filgueiras, gerente de Avaliação e Desenvolvimento do Instituto Ayrton Senna, também ressaltou a importância da valorização da educação física. “Os professores concordam que ela tem o potencial de influenciar positivamente o desempenho dos alunos nas demais disciplinas escolares. Assim, este jovem terá mais chance de ter sucesso na escola e na vida.”
A pesquisa ‘Educação Física nas escolas públicas do Brasil’, apresentada pela diretora do Ibope, Ana Lima, analisa a situação das escolas públicas, nos ensinos Fundamental e Médio, com destaque a quatro pilares: Infraestrutura e Realidade Escolar, Perfil do Professor, Prática de Ensino do Professor e Interface com Políticas Públicas. A pesquisa opinativa foi respondida por diretores e professores de Educação Física de 458 escolas de todo o Brasil, entre 20 de outubro e 24 de novembro do ano passado.
Para os Atletas pela Cidadania, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Votorantim, a oferta de melhores condições para a prática esportiva entre a população, junto com um aprimoramento da Educação Física como disciplina escolar bem planejada e integrada, são alguns dos maiores legados que a Copa do Mundo e as Olimpíadas podem proporcionar ao País.
Fonte: Instituto Ayrton Senna
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