OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Niterói pode ser considerada um verdadeiro 'celeiro' da vela nacional

Para fechar ano perfeito, irmãos Sabino pretendem faturar o Campeonto Estadual. Foto Divulgação.

Dupla já acumula conquistas importantes e promete manter a tradição do esporte na cidade, assim como os medalhistas Lars e Torben Grael, Marcelo Ferreira e Isabel Swan


Cidade referência no âmbito esportivo quando o assunto em questão é a vela, Niterói não para de “produzir” novos talentos da modalidade. Depois dos medalhistas olímpicos Lars e Torben Grael, Marcelo Ferreira e Isabel Swan, uma jovem dupla formada pelos irmãos Felipe e Victor Sabino, de 20 e 16 anos respectivamente, promete manter a tradição niteroiense no esporte.

No currículo dos consanguíneos em 2011, os principais resultados são as conquistas da Copa Flotilha 477, que representa o título de campeões niteroienses, o Campeonato Brasileiro e a medalha de bronze no Mundial da Dinamarca.

A dupla, que veleja na classe Snipe, teve como influência no esporte Luis Antonio Sabino, pai dos jovens que sempre teve barcos à vela. Desta forma, a paixão pelo mar foi uma questão de tempo. Para Felipe Sabino, o fato deles terem influências no esporte dentro de casa não aumenta a cobrança por resultados. “Em nossa casa não há nenhum tipo de cobrança quanto à vela e muito menos quanto a resultado, o que nos faz ir para as competições mais tranquilos”, comenta o atleta, que para alcançar novos resultados, segue uma intensa cartilha de preparação.

“Os treinamentos são puxados normalmente segunda, quarta e sexta-feira velejando e com academia todos os dias”, completa Felipe Sabino.

Apesar de contar atualmente com o apoio de três empresas, os rapazes que velejam desde os 10 anos, admitem que no início, a prática esportiva era só diversão.

“No início a vela era só uma brincadeira de criança, com o tempo começamos a nos interessar por competições o que nos fez dedicar 90% do nosso tempo para a vela”, avalia Felipe.

Por falar no tempo que o esporte ocupa na vida desses atletas, o caçula Victor sabe que na adolescência repartir os períodos é o grande problema e com ele não é diferente. “Dividir com os estudos é bem difícil, pois nossas cabeças ficam pensando na vela ou na próxima competição o tempo todo, além dos treinos tomarem muito tempo”, comentou o velejador.

Para o final da temporada 2011, os atletas pretendem conquistar o Campeonato Estadual que será realizado em dois finais de semana do mês de novembro nos dias 5, 6, 12 e 13. A competição será realizada no Clube Naval Charitas, localizado na cidade de Niterói. Os atletas pretendem com essa participação no Estadual, fechar com chave de ouro um ano recheado de conquistas e terminar a temporada com a sensação de dever cumprido.

Atletas sonham com as Olimpíadas

Mesmo com pouca experiência, Felipe e Victor Sabino estão mais do que aptos para velejarem em busca de novos desafios. E quem dá o aval é o treinador dos rapazes na campanha do bronze no Mundial, Filipe Martins Novello, de 27 anos. “A dupla é bem dedicada tanto na parte de treinamento em água como também na parte de condicionamento físico na academia. Eles têm um ótimo potencial para chegarem no topo da classe onde velejam e depois partir para novos desafios. Com certeza eles fazem parte de uma geração que brilhará no futuro”, avalia o treinador.

No compasso do comandante, Felipe e Victor, que têm como ídolo no esporte, ninguém menos que Torben Grael, que eles classificam como o maior velejador de todos os tempos, esperam um futuro promissor e a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, já faz parte do plano de metas da jovem dupla.

“Pretendo continuar velejando e quem sabe um dia, conseguindo um bom apoio, tentarmos fazer uma campanha olímpica até para 2016 no Rio, se tudo der certo”, comenta Victor.

Já Felipe pretende, além de competir, ter a vela bem mais do que um esporte e sim um estilo de vida. “Bom, depois desse ano muito puxado, no ano que vem pretendo me dedicar um pouco mais aos estudos mas nunca parar com a vela, quero morrer velejando”, declara o jovem campeão.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.