OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

sábado, 30 de junho de 2018

Bandeira Azul na Praia do Peró, em Cabo Frio, ganha apoio de Lars Grael





Praia do Peró, em Cabo Frio, tem 7,2 quilômetros de extensão - Rodrigo Bittencourt / Divulgação


Certificação internacional tem como objetivo destacar boas práticas na causa ambiental

RIO — Candidata a receber a Bandeira Azul, a Praia do Peró, em Cabo Frio, ganhou mais um apoiador: o velejador e medalhista olímpico Lars Grael. A certificação internacional é uma iniciativa da Fundação para Educação Ambiental e tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro. Uma das praias mais famosas da Região dos Lagos, o Peró tem 7,5 quilômetros de extensão.

Lars estará em Cabo Frio neste sábado, das 9h ao meio-dia, para participar da campanha Mares Limpos, idealizada pela ONU Meio Ambiente. Estudantes, esportistas, moradores, turistas e ambientalistas farão a limpeza de uma faixa de três quilômetros da praia. A ação será feita na areia (microlixo), na restinga e até no mar, onde o lixo será coletado por remadores de canoas havaianas e mergulhadores.

— Estamos aqui para apoiar a campanha Mares Limpos e a candidatura da Praia do Peró à Bandeira Azul. Em breve, o Peró será transformado numa referência de meio ambiente. Não existe oceano maior que a determinação humana — disse o velejador, que é de uma família de ambientalistas e velejadores, entre os quais Axel Grael, secretário-executivo da Prefeitura de Niterói.

Às 9h, chegam as canoas havaianas junto ao Morro do Vigia, onde os mergulhadores também começam a coletar o lixo subaquático. Mais de 200 pessoas vão participar da limpeza das trilhas das pitangueiras, na restinga que liga a zona urbana do Peró à Praia das Conchas. Paralelamente vão acontecer oficinas de educação ambiental e outras atividades voltadas para adultos e crianças.

Os Amigos do Peró (movimento que defende a preservação da praia) vão se concentrar na tenda do quiosque Delícias do Mar. Eles vão reiterar o pedido ao futuro prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, para continuidade do projeto Bandeira Azul, melhorias e sinalização dos acessos à região, volta do programa “Atletas do Peró” (destinado aos idosos), ordenamento e revitalização da Praça do Moinho e abertura de um canal de comunicação entre os defensores da praia e o prefeito.

— Para Cabo Frio, município que vive do turismo, a Bandeira Azul é o programa mais importante. Se você tem Bandeira Azul, tem uma praia de qualidade, não somente de água limpa, mas de areia limpa, serviços, ordem pública e acessibilidade — explicou o biólogo Mário Flávio Moreira, ex-secretário-executivo do Consórcio Ambiental Lagos-São João.

Dezenas de ciclistas também vão participar do Dia dos Mares. Eles farão um passeio pelas ruas do Peró convidando a população para as atividades na Praia, que vão contar com o apoio do Convention Bureau de Cabo Frio, que ofereceu a estrutura para a realização do evento.

— É uma honra apoiar as causas nobres, como a limpeza dos Mares e a Bandeira Azul, que será a realização de um grande sonho — disse a presidente do Convention, Maria Inês Oliveiros.


Fonte: O Globo










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.