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sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

SEGURANÇA EM NITERÓI: CISP (153) atendeu mais de 12 mil chamadas em 2017



Segundo dados do Cisp, as ocorrências de trânsito, incluindo estacionamento irregular, lideram as chamadas com 32,28%. Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói


Número 153 atendeu a mais 12 mil chamados em 2017 e virou ferramenta de ajuda à população em ocorrências diversas

O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) atendeu, através do número 153, até a última semana, 12.604 chamados, o que representa em média 1.050 solicitações mensais. A estatística produzida pelo Observatório de Segurança Pública de Niterói, que apoia e integra o monitoramento de 24 horas da cidade, aponta que as ocorrências de trânsito, incluindo estacionamento irregular, lideram as chamadas, com 32,28%.

Para Nilson Cunha, diretor do Centro Integrado de Segurança Pública, os moradores da cidade já reconhecem o número 153 e o Cisp como ferramentas a serviço da população.

“A média para atendimento não ultrapassa três minutos. Sempre que um contribuinte telefona, os operadores, imediatamente, registram o problema, e acionam o órgão competente, para que a ocorrência seja resolvida o mais breve possível”, afirma.

A Central de Emergências do 153 do Cisp funciona 24 horas. O serviço também pode ser acionado por mensagem através do WhatsApp 98099-2160.


Cunha destaca que as questões de trânsito que aparecem na ponta da estatística estão relacionadas principalmente a imprudência ou reclamações de carros estacionados em local proibido, que impedem a passagem de pedestres ou em frente a garagens. Nesses casos, o agente que estiver mais próximo ao local é acionado, seja ele da Guarda Municipal ou da NitTrans. As solicitações são encaminhadas também para órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado de Preservação das Áreas Verdes (Gecopav).

O serviço para emergências também registrou 11,44% de atendimentos com questões relacionadas a meio ambiente, entre elas, denúncias de desmatamento, ocupações irregulares, queimada e, em grande parte dos casos, solicitação de ajuda ou resgate de animais. O número também foi acionado com 8,89% de pedidos relacionados a socorro médico e 6,99% de ligações voltadas para algum tipo de ocorrência criminal.

No que se refere à distribuição territorial de atendimentos na cidade, contabilizando ocorrências variadas, o bairro de Icaraí é que mais solicitou chamadas durante o ano, com 20,22% das solicitações, seguido do Centro, com 15,40%. Depois, distribuídas as chamadas ficam: Piratininga (4,18 %), Santa Rosa (4,07%), Itaipu (3,99%), São Francisco (3,62%), Fonseca (3,06 %), Ingá (2,58%), Itacoatiara (2,73%), Barreto (2,06%) e Charitas (1,57%). O acumulado desses 11 bairros correspondeu a 63,48% das solicitações via 153.

“Nossa estatística aumentou em atendimentos porque a população passou a ter o 153 como referência, como um órgão que pode ser apoiado para ajuda”, explica Luciano Santos Avelar, coordenador do Observatório de Segurança Pública.

A Central de Emergências do 153 do Cisp funciona 24 horas. O serviço também pode ser acionado por mensagem através do WhatsApp 98099-2160.


Fonte: O Fluminense









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