OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

quinta-feira, 2 de março de 2017

Prefeitura de Niterói e INEA trabalham para recuperar o sistema de comportas na Lagoa de Piratininga




Lagoa de Piratininga, próximo ao sistema de túnel e comporta que promove a ligação com o mar. É possível ver que o nível da lagoa já estava abaixo do normal. Foto Axel Grael


COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

A matéria abaixo, de autoria do repórter Renan Almeida, foi publicada pelo O Globo Niterói em 26 de fevereiro de 2017 e postado no site do jornal em 01 de março de 2017.

A matéria descreve a grave situação causada pela falta de manutenção e falta de operação adequada do sistema de comportas junto ao túnel construído pela antiga Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (SERLA), órgão do Governo do Estado, já extinto e incorporado ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

A obra, iniciada em 2004 e concluída em 2008, nunca cumpriu o seu objetivo a contento e acabou aumentando a salinização da lagoa de Piratininga, causando desequilíbrios e alterações nos ecossistemas.

A concepção do sistema de comportas era garantir a situação natural da Lagoa (na verdade, originalmente uma laguna) de Piratininga, que sempre manteve uma cota acima do nível do mar, condição esta que produzia a abertura sazonal da sua barra em períodos de cheia e que mantinha também a migração de peixes e outros elementos da fauna entre o mar e o ecossistema lagunar. O objetivo do sistema de comporta e do túnel era permitir, de forma artificial, uma troca de águas com o mar, permitindo que um volume de águas chegasse à lagoa durante a maré alta. A solução, que privilegiou apenas uma lógica hidráulica, não se mostrou eficiente ao longo desses tempos em que esteve em funcionamento e, há alguns anos, falava-se no INEA na necessidade de alterações no sistema.

Nos últimos dias, uma das comportas soltou-se e permitiu que um grande volume de águas saísse da lagoa para o mar. Alertados pela população, estivemos no local na quinta-feira, dia 23 de fevereiro e convocamos uma vistoria a tarde das equipes técnicas da Prefeitura de Niterói e do INEA.

Foi decidida a realização de uma intervenção de emergência a ser procedida no sábado, dia 25 de fevereiro e que, até o dia 20 de março, o INEA apresentará uma avaliação técnica propondo as intervenções necessárias para dar funcionalidade ao sistema de comporta e as obras que serão executadas pela Prefeitura de Niterói.

Veja os registros fotográficos realizados:


23/02/2017, condição de baixa-mar (manhã)


Praia de Piratininga em condição de baixa-mar. Foto Carlos Boechat.

Com a condição de baixa-mar, um forte volume de água escoa da Lagoa de Piratininga para o mar. Verifique a diferença de cota entre a Lagoa e a parte interna do dique. Foto Carlos Boechat.


23/02/2017, maré enchendo


O sistema de comportas e o dique. Pode-se verificar a falta de uma das comportas e o nível da água dentro do dique um pouco acima da cota do espelho d´água da lagoa, devido à maré enchente. O túnel que liga ao mar localiza-se à direita da foto. Foto de Axel Grael.

Vazão da água para dentro da Lagoa de Piratininga pelo local onde houve o desprendimento da comporta. Foto Axel Grael.

Vazão da água para dentro da Lagoa. É possível verificar a entrada de água do mar, mas em volume muito menor do que na condição de baixa-mar. 


24/02/2017 - colaboradores da comunidade ajudam a recolocação da comporta avariada.




Moradores de Jardim Imbuhy ajudam no reparo emergencial da comporta que se desprendeu. Fotos Carlos Boechat.


Registramos aqui o nosso agradecimento à Associação dos Moradores do Jardim Imbuhy, aos voluntários que ajudaram no reparo da estrutura (em particular ao Sr. Cabral) e os técnicos da Prefeitura e do INEA que se mobilizaram para as ações emergenciais.

O importante agora é a definição das medidas para a melhoria do sistema de comportas e para a manutenção e a gestão mais eficiente dos equipamentos.

E seguiremos em frente com as medidas para a recuperação do ecossistema das Lagoas de Piratininga e Itaipu.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói




-------------------------------------------------------------------


Rompimento de barreira acelera processo de esvaziamento da Lagoa de Piratininga


Na situação atual, o pequeno cais já não faz sentido - Analice Paron / Agência O Globo


Renan Almeida
26/02/2017

Falta de manutenção provocou a queda de uma das comportas que controlam a saída de água


NITERÓI - Sentado numa cadeira diante da ponte que leva à Ilhota, na Lagoa de Piratininga, e sob a qual quase não passa mais água, o saudoso pescador Luís Carlos Soares, que já aposentou a tarrafa, lamenta o cenário que vê:

— Tem 30 anos que moro aqui, nunca vi a lagoa seca assim. A gente acordava cedo e pegava um monte de peixe aqui. Acabou tudo.

O rompimento, há algumas semanas, de uma das comportas responsáveis por impedir a saída de água da lagoa para o mar — através do túnel do Tibau — tem conduzido o sistema lagunar a um processo de esvaziamento nunca antes experimentado. O processo de ressecamento ali está acelerado porque o volume de água que entra e sai da lagoa, controlado através de seis comportas, está prejudicado pela falta de uma das barreiras. Como esta totalmente aberta, sai mais água do que entra porque, explica o professor do Departamento de Análise Geoambiental da UFF Júlio Cesar Wasserman, a Lagoa de Piratininga está num nível acima do que o do oceano. Num cenário de abertura permanente com o mar, Wasserman calcula que aquele sistema poderia perder até 3/4 de seu tamanho.

— Com essa troca contínua, há efetivamente um processo de esvaziamento. Na maré baixa, a água corre e esvazia a lagoa, só não esvazia mais porque o diâmetro do canal não é suficiente para esvaziá-la totalmente durante as seis horas de vazante — explica Wasserman, que alerta: — Essa comporta tem que ser recolocada rapidamente, senão a lagoa vai diminuir, vai ficar rasinha. E uma vez que aflore o fundo, o pessoal pode começar a questionar a delimitação (do que é área não edificante). Ia alegrar muito a especulação imobiliária.








Rio ou lagoa? Um estreito caminho de água é o que resta da lagoa.


A estrutura funciona da seguinte maneira: quando a maré enche, a força da água empurra a comporta, que se abre. Quando esvazia, a própria corrente fecha as barreiras e diminui substancialmente o volume de água que deixa a lagoa. As trocas de maré ocorrem todos os dias, a cada seis horas.

SEM MANUTENÇÃO

O que se vê hoje são longos trechos de lagoa, que costumavam ser cobertos pela água, transformados em tapetes de sal e lodo ressecado, onde pássaros buscam alimentos nas poças que restaram. A situação não chegaria à degradação atual se a estrutura tivesse um mínimo de manutenção, sustenta o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Imbuí (Amji), Renan Lacerda.

— Há anos essa estrutura apresenta problemas. Nós fazemos requerimentos ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente), e não tem manutenção alguma. É um absurdo chegar ao ponto que chegou, porque já está provocando um desequilíbrio. É o descaso total com a obra pública e com a região — critica Lacerda, que provoca: — Se fosse na Lagoa Rodrigo de Freitas, isso com certeza não aconteceria.

Tanto a prefeitura de Niterói quanto o Inea reconheceram o problema. Representantes dos dois órgãos informaram que estiveram no local na última quinta-feira para traçar uma ação emergencial e frear o esvaziamento. Na ocasião, prometeram botar uma tampa provisória na comporta danificada. O serviço estava previsto para ontem.




A manutenção da estrutura, cuja construção foi concluída em 2008 pelo governo do Estado, deveria ser feita pelo Inea. Basta um simples olhar para concluir que isso não ocorre: toda as comportas e estruturas metálicas apresentam avarias, cracas e ferrugem. Diante do abandono, o gestor municipal do sistema lagunar da Região Oceânica, Luciano Paez, diz que a prefeitura assumirá a manutenção do equipamento.

— Esse sistema ficava a cargo do governo do Estado, que não consegue atender às demandas diárias. Essa estrutura precisa de manutenção, que não estava sendo feita e, por isso, caiu. Daqui para frente o plano é fazermos uma manutenção periódica dessas comportas — promete Paez.

A diretoria de Recuperação Ambiental (Diram) do Inea ficou encarregada de entregar um estudo para a recuperação da comporta. A partir dele, o município executará as obras.

— A tampa provisória vai controlar a saída de água, mas, como existem outras portas, não prejudicará a entrada. E dentro de 30 dias entregaremos o estudo para a obra definitiva — informou o superintendente de Baía de Guanabara do Inea, Paulo Cunha.

OBRA ATRAPALHADA




O secretário executivo de Niterói, Axel Grael, informou que aguarda o relatório do Inea para que a prefeitura assuma as obras e a gestão da lagoa. Ele acrescenta, ainda, que outras duas providências serão tomadas para melhorar a troca de água e a saúde do sistema lagunar:

— Outra coisa importante é aumentar a parede do dique, para elevar um pouco o nível da lagoa. O Inea ficou de indicar o quanto deve subir. A terceira medida é uma dragagem.

Apesar do cenário, o trecho junto à comporta ainda é muito utilizado por pescadores na entrada da maré. Quem mora na outra extremidade da lagoa, contudo, não vê qualquer proveito com a obra.

— Depois do túnel (do Tibau), isso passou a secar. Nunca vi do jeito como está hoje. Também nunca vi fazerem qualquer limpeza aqui — lamenta Leonor Pereira, que mora às margens da lagoa.

A obra do túnel que liga a Lagoa de Piratininga ao mar começou em 2004 e só foi concluída em 2008 — com três anos de atraso, a um custo 450% maior do que o previsto e com uma série de trapalhadas durante a execução. A obra inicial teve que ser interrompida por erro de cálculo: em princípio, o túnel teria 600 metros de extensão e custaria R$ 2 milhões. Após nova licitação, a galeria aumentou para os atuais 988 metros, e o valor subiu para R$ 8,5 milhões, depois elevados para R$ 11 milhões.

Fonte: O Globo Niterói




-------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PRO-SUSTENTÁVEL: medidas para salvar a Lagoa de Piratininga
LAGOA DE ITAIPU: preocupação com o assoreamento
SISTEMA LAGUNAR PIRATININGA-ITAIPU: Revitalização das lagoas de Niterói será liderada pelo município 
PIRATININGA E ITAIPU - Gestão integrada para salvar lagoas de Niterói

Pro-Sustentável

PRO-SUSTENTÁVEL: Niterói prioriza projetos sustentáveis para a Região Oceânica
PRO-SUSTENTÁVEL: Missão de banco internacional dá início ao Programa Região Oceânica Sustentável
PRO-SUSTENTÁVEL: Ciclovia ligará Itacoatiara a Charitas, via lagoas oceânicas
PRO-SUSTENTÁVEL: Região Oceânica tem garantidos R$ 350 milhões para sustentabilidade e melhorias de infraestrutura
NITERÓI MAIS VERDE E PARNIT

DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT
PARNIT: Preservação do meio ambiente ganha reforço em Niterói
Niterói + Verde e PARNIT: Decreto cria 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas na cidade
PARNIT - Niterói cria parques para proteger áreas verdes de problemas como deslizamentos e queimadas
PARNIT - Prefeito Rodrigo Neves assina na quarta feira o decreto de criação do Programa Niterói + Verde
'Niterói mais verde' será criado para proteger o meio ambiente
Niterói entra na rota do turismo do Rio de Janeiro
PARNIT e o ICMS Ecológico
Prefeitura de Niterói anuncia PARNIT: áreas de interesse ambiental serão protegidas
Uma caminhada pelo Morro da Viração e Lagoa de Piratininga









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.