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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

TransOceânica: ministra Miriam Belchior assina hoje a liberação dos recursos


Projeto consiste na criação de um corredor expresso de 9,3 quilômetros, que contará com faixa exclusiva para o BHLS . Foto: Divulgação

Recursos para a TransOceânica

Prefeito Rodrigo Neves se reúne com ministra do Planejamento para assinar financiamento para nova via expressa da cidade

O prefeito  Rodrigo Neves recebe hoje a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para assinar o acordo de financiamento das obras da TransOceânica, previstas para começar no primeiro semestre de 2014.

Com a assinatura do acordo serão liberados os R$ 315 milhões, vinculados ao PAC da Mobilidade, que o Governo Federal vai disponibilizar para a execução da obra, que começará com a abertura do túnel Charitas-Cafubá, já no começo do ano que vem.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o prazo para a conclusão das obras é de 18 a 24 meses depois do começo do empreendimento. Por isso, a tendência é que a TransOceânica esteja pronta no máximo até o começo de 2016. O prefeito afirma que a obra de mobilidade foi o principal tema de sua reunião com a presidente Dilma Rousseff, em novembro do ano passado.

O projeto consiste na criação de um corredor expresso de 9,3 quilômetros, que contará com uma faixa exclusiva para a circulação do BHLS (Bus of High Level of Service) , evolução do conceito de BRT. Durante o percurso, serão instaladas 13 estações entre o Engenho do Mato e Charitas, onde o sistema se interligará às barcas e ao VLT do Centro através de uma estação intermodal. De acordo com os cálculos da Secretaria de Urbanismo, o tempo de viagem entre Engenho do Mato e Charitas deve cair de 1h15, realizado hoje, para algo em torno de 20 minutos. Os motoristas também percorrerão cerca 8 quilômetros a menos do que ocorre hoje para chegar em Charitas.

O projeto promete realizar uma transformação urbanística na Região Oceânica, enterrando toda a fiação da área no trajeto, construindo ciclovias.

BHLS – O sistema de transporte de massa BHLS, que será implantado em Niterói, funciona como uma espécie de VLT sobre rodas, ocupando menos espaço urbano e conseguindo circular no interior dos bairros, enquanto o BRT tradicional só pode rodar na via expressa, obrigando o usuário a fazer várias baldeações para chegar ao seu destino final. Os ônibus contam com portas nos dois lados, sendo capaz de realizar embarque e desembarque tanto nas ruas comuns quanto na faixa exclusiva. As estações são mais compactas e no nível do solo. Alemanha, França e Inglaterra já adotam o novo sistema

Fonte: O Fluminense

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