Fiquei muito feliz de participar, na última terça-feira (19), na Cidade da Ordem Pública, da cerimônia de premiação e reconhecimento a agentes da Guarda Municipal que se destacaram ao longo do ano de 2023. Uma das mais antigas e capacitadas do País, nossa Guarda é um dos grandes símbolos da aposta que a Prefeitura de Niterói fez, ao longo dos últimos anos, nas forças de segurança, na prevenção e tecnologia para diminuir índices de criminalidade. O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), onde os guardas municipais conseguem realizar monitoramento através de câmeras, ultrapassou em 2023 a marca de 403 veículos envolvidos em crimes abordados.
É sempre um orgulho muito grande ir à Cidade da Ordem Pública, porque em 2013, no início do governo do ex-prefeito e atual secretário Executivo Rodrigo Neves, a sede da Guarda Municipal era uma casa na Ponta D´Areia com uma estrutura muito precária. Desde então, sempre tivemos como prioridade valorizar a corporação e promover uma significativa reestruturação da Guarda. Ao longo dos últimos 10 anos, além da inauguração da Cidade da Ordem Pública, instituímos o Plano de Cargos e Salários, investimos em equipamentos e aumentamos o efetivo.
Este ano decretei o aumento do auxílio uniforme e até o final desta gestão, serão abertas mais 200 vagas para integrar a corporação, ampliando para mil agentes o número de guardas municipais no ordenamento público da nossa cidade. No evento de premiação dos guardas destaque, também apresentamos um exemplar das 25 bicicletas elétricas que foram adquiridas para o patrulhamento de ciclovias, além de novos equipamentos não letais.
Além das ruas, uma parte dos guardas municipais de Niterói também fica no Cisp, onde conseguem acompanhar as ruas ou vias, direcionando as equipes de segurança para abordagens em questão de minutos ou para montagem de estratégias que possam recuperar produtos roubados ou prender criminosos. No local trabalham, de forma integrada, as forças de segurança municipais, estaduais e federais, além de Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil. O Cisp conta ainda com agentes da Polícia Militar e do Programa Segurança Presente. O monitoramento acontece durante 24 horas com 522 dispositivos e dez portais de segurança nas entradas e saídas que monitoram a cidade 24 horas por dia, além dos 120 dispositivos de Cercamento Eletrônico.
Aliando as forças de segurança, planejamento e inteligência, Niterói segue avançando. Está em andamento a preparação da ampliação do uso de tecnologia de ponta (Projeto Cisp 2.0), com aperfeiçoamento do software, visando à modernização do órgão para os próximos dez anos. Nos últimos sete anos, foram registrados mais de 250 mil chamados pelo telefone do Cisp, o 153.
Todo esse trabalho da Prefeitura de Niterói resulta nos menores índices de criminalidade registrados na cidade nos últimos 20 anos. Ainda que a segurança pública seja uma responsabilidade constitucional do Governo do Estado, não cruzamos os braços. Ao longo dos últimos anos, em um trabalho que começou com o ex-prefeito Rodrigo Neves, apostamos em integração, diálogo e planejamento para, com inteligência, cuidar da segurança em nossa cidade. Parabenizando os guardas destaque deste ano, estendo minha gratidão a toda a corporação da Guarda Municipal pelo serviço prestado a nossa cidade. Vamos em frente!
Principais ações da Prefeitura de Niterói em apoio à Segurança nos últimos anos:
- Pacto Niterói Contra Violência – Com investimento total de R$ 304 milhões, o Pacto Niterói Contra Violência conta com 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial integrada. Niterói é o único município do Estado a contar com um programa integrado deste porte, atuando em diversas áreas para auxiliar os órgãos de segurança.
- Reestruturação da Guarda Municipal, com aumento de efetivo, valorização profissional e foco na qualificação
- Criação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em 2015
- Construção da Cidade da Ordem Pública
- Criação do Observatório de Segurança
- Reforma de delegacias
- Estruturação do Cercamento Eletrônico, com 70 câmeras inteligentes espalhadas por locais estratégicos da cidade
- Ampliação do Proeis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.