OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

domingo, 28 de maio de 2023

NOVA ENTREGA DO NITERÓI 450: INAUGURADAS AS OBRAS DA MEM DE SÁ






Mais uma entrega importante do Plano Niterói 450! Inauguramos neste sábado (27) as obras da Mem de Sá, com a construção da nova praça José Bedran, que liga a Rua Castilho França à Miguel de Frias. Prevista no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável - PMUS, essa é uma nova solução importante de trânsito para a região da Zona Sul e Centro. Além de disponibilizar uma nova área verde, a obra criou uma ligação entre a Avenida Roberto Silveira e a Rua Fagundes Varela, o que vai ajudar na fluidez dos veículos no entorno, evitando as retenções que ocorrem pela manhã no encontro das avenidas Roberto Silveira e Marquês do Paraná e, no fim da tarde, na Avenida Marquês do Paraná e Miguel de Frias.

Com ordem de início assinada em setembro de 2022, as obras da Mem de Sá tinham previsão de ser concluídas em junho deste ano. Adiantamos o cronograma justamente para colocar essa nova solução de trânsito funcionando mais rápido. Com 640m², a praça ganhou bancos em concreto e madeira, lixeiras, canteiros, rampas de acessibilidade, postes de iluminação com toda fiação subterrânea e um paisagismo que privilegiou espécies nativas da Mata Atlântica: mudas de ipês amarelos, roxos e três mudas de jacarandá.

 



Temos consciência das dificuldades do trânsito em Niterói. Estamos enfrentando frontalmente os desafios de mobilidade no município, que tem o maior número de carros por habitante no Estado (Departamento de Estatística do Detran/2022) e uma das maiores taxas de motorização do País. Para se ter uma ideia, são 300 mil carros em uma cidade de aproximadamente 500 mil habitantes. Isso, sem contar os veículos de outras cidades que passam por Niterói diariamente para acessar a Ponte Rio-Niterói.

Desde o governo Rodrigo Neves, o planejamento de infraestrutura e mobilidade é prioridade. Saíram do papel obras como o túnel Charitas Cafubá, a nova Marquês do Paraná, a conclusão do mergulhão Ângela Fernandes e do Mergulhão da Praça Renascença, além do crescimento da malha cicloviária e incentivos ao transporte público.

A obra da Mem de Sá é um novo e importante investimento da Prefeitura. Com ela, estamos buscando resolver um problema de fluidez, porque a região é um dos principais gargalos da entrada e saída de Icaraí, com impactos em todo o entorno. Nossa expectativa é de beneficiar diariamente cerca de 20 mil pessoas que passam pelo local. A nova praça funcionará como uma espécie de rotatória: vai desafogar o trânsito na conversão da Roberto Silveira em direção à Miguel de Frias e vai atender quem vem de Santa Rosa e Jardim Icaraí com destino a Fagundes Varela e a Praia de Icaraí.


A nova praça homenageia José Bedran, grande engenheiro que conhecia como ninguém as obras de saneamento e o subsolo de Niterói. Projetou e trabalhou na implantação da rede de água e esgoto da cidade e foi um grande estudioso do saneamento e do problema das águas em Niterói. Colocar o nome dele é um reconhecimento da contribuição que ele deu para nossa querida cidade. Para saber mais sobre José Bedran, acesse o vídeo com um depoimento dele sobre águas e saneamento em Niterói.

Na última década, Niterói percorreu um longo caminho de planejamento e investimentos em infraestrutura e mobilidade. O mais importante é que seguimos trabalhando, enfrentando diariamente os desafios dessa cidade que já avançou muito. 

Vamos em frente!

Axel Grael
Prefeito de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.