OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

domingo, 9 de outubro de 2022

Nova Praça na Rua Mem de Sá homenageará a ambientalista Dora Hees de Negreiros


Vistoriei essa semana as obras da nova praça na Rua Mem de Sá, uma intervenção que integra o Plano Niterói 450 e que vai transformar a entrada do bairro de Icaraí. A obra foi planejada para resolver mais um gargalo do trânsito na cidade, que causa congestionamentos no final da Avenida Roberto Silveira, principalmente na parte da manhã.

A solução viária resultará numa nova praça para a cidade, que será nomeada Praça Ambientalista Dora Hees de Negreiros, em homenagem a uma grande personalidade do meio ambiente de Niterói. 


Dora Hees de Negreiros

Dora Hees de Negreiros

Dora Hees de Negreiros (1933-2016) foi uma precursora do meio ambiente, tendo atuado como profissional da área ambiental, como formuladora de politicas públicas e ambientalista. Engenheira química de formação, começou a carreira no antigo estado do Rio de Janeiro, como servidora do Instituto de Engenharia Sanitária - IES, onde atuou com outros grandes nomes do meio ambiente, como Ricardo Silveira e José Bedran. 

Em 1975, com a Fusão do então estado do RJ com o estado da Guanabara, ajudou a fundar a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente - FEEMA, órgão ambiental pioneiro no Brasil, do qual tive a honra de presidir por duas vezes (1999-2000 e 2007-2008), após ter sido estagiário na década de 1970. 

Quando fui presidente do Instituto Estadual de Florestas - IEF-RJ (1990-1994), eu a convidei para a minha equipe e ela me ajudou muito trazendo a sua experiência para exercer a função de Assessora de Planejamento do órgão. Depois, ainda no segundo Governo Brizola, junto com Manuel Sanches, estruturou o Grupo Executivo de Despoluição da Baía de Guanabara - GEDEG, órgão colegiado que teve como atribuição implantar e gerenciar o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara - PDBG.

Em 1993, Dora foi a principal incentivadora da criação do Instituto Baía de Guanabara - IBG, organização ambientalista e de atuação técnica (como ela fazia questão de destacar), que fez história e tem forte legado em defesa da Baía de Guanabara. Dora presidiu e foi diretora executiva do IBG por muitos anos, tarefa que eu também exerci (presidência) com o incentivo e participação dela. Dora foi uma das mais ativas e queridas personalidades do cenário ambiental do RJ. Deixou muita saudade, ensinamentos e inspiração! Saiba mais sobre Dora Hees de Negreiros aqui.


Histórias e sabedoria

Conforme já escrevi aqui no Blog, Dora era uma presença marcante que extrapolava apenas a dimensão profissional e da militante ambientalista. Tinha uma rara capacidade de combinar firmeza de posição e ternura. Mas, não era intransigente. Liderava com naturalidade e tinha um jeitinho próprio e eficiente de negociar.

Mas, uma das coisas que eu mais apreciava no convívio com a Dora era ouvir os seus relatos sobre a evolução das políticas ambientais e de saneamento, muitas das quais tinha sido protagonista ou testemunha pessoal, desde os tempos do antigo estado do Rio de Janeiro, com a sua capital em Niterói.

Era uma "eco-enciclopédia". Das memórias da Dora, surgiam explicações para a origem e razões de muitas das normas e rotinas ambientais: licenciamento ambiental, monitoramento da Baía de Guanabara, padrões ambientais. E da reflexão que fazíamos sobre estes aspectos, surgiam boas ideias de solução e estratégias de ação.

Algumas vezes, ela atendia aos nossos apelos para que escrevesse algumas memórias ou impressões pessoais e, assim, surgiram alguns textos (poucos para o potencial que tinha) que ela permitiu que eu publicasse aqui no meu blog:


Solução viária e mais uma área verde para Icaraí 

As ruas Miguel de Frias e Mem de Sá são um dos principais acessos a Icaraí para quem sai do Centro. O projeto prevê uma praça que irá ligar a rua Castilho França à Miguel de Frias. As obras vão garantir melhorias para o trânsito na região e beneficiar cerca de 20 mil pessoas por dia, que passam pelo local. O acesso a Icaraí vai ser facilitado com uma uma nova ligação da rua Roberto Silveira com a Fagundes Varela, mesmo durante o horário da faixa reversível. 

A praça terá jardins e contará com equipamentos de lazer e contemplação, como bancos, brinquedos, iluminação etc. Todo o seu entorno terá melhorias urbanas, com enterramento da fiação, arborização e novas calçadas. A praça dará amplitude ao local e permitirá a valorização da fachada de imóveis no entorno, melhorando a qualidade urbana. No bairro de maior densidade populacional da cidade, complementando a ambiência marcada pelo Rio Cricket Club, um marco histórico da cidade e destaque na paisagem de Icaraí, a praça terá presença destacada na vida da população. 



Avanço das obras

Com tratores no local, as obras estão avançando em um bom ritmo. Já foram retiradas as estruturas metálicas, os cabos de rede elétrica, pisos, portas e janelas dos imóveis que estão sendo demolidos para a construção da rotatória em forma de praça. O trânsito na conversão da Roberto Silveira em direção à Miguel de Frias vai ser desafogado e quem mora em Santa Rosa e no Jardim Icaraí, que tenha como destino a Fagundes Varela e a Praia de Icaraí, também terão a opção de passar por essa rua. A obra tem previsão para inaugurar em janeiro de 2023.

"Essas obras estão gerando 25 empregos diretos e 75 indiretos, levando mais infraestrutura e qualidade de vida para a região".

Durante a visita às obras, conversei com moradores que tiraram dúvidas e disseram que estão animados com as melhorias. O padrão do piso será o mesmo da Avenida Marquês do Paraná. A praça será arborizada e vai privilegiar um paisagismo com a utilização de peças nativas da Mata Atlântica, além de iluminação em LED e rampas de acessibilidade. E com o alargamento das calçadas, os ciclistas e pedestres terão mais conforto. O comércio, restaurantes e serviços no entorno também serão beneficiados.

Avançamos comprometidos, buscando melhorias para a cidade e a qualidade de vida da população!

Axel Grael
Prefeito de Niterói



3 comentários:

  1. Essa praça servirá para diminuir a selva de pedra. Viva o verde, nascendo de novo no meio do concreto!

    ResponderExcluir
  2. Bela e merecida homenagem à Dora Negreiros.

    ResponderExcluir
  3. Dora Negreiros - justa homenagem a esta grande mulher.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.