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quinta-feira, 7 de abril de 2022

NITERÓI E SEU POTENCIAL PARA O ECOTURISMO


Pedra do Elefante. Foto Gilson Freitas

Sinalização da Trilha. Foto Charles Gomes.

Sinalização da trilha. Foto Charles Gomes

Voluntários fazem sinalização da trilha de longo curso chamada Rota Charles Darwin. Foto Charles Gomes.


A 14 quilômetros do Rio de Janeiro, Niterói é destino fácil para quem chega a esta que é uma das principais portas de entrada do Brasil. A localização geográfica, no entanto, não é o único trunfo do município quando o assunto é o turismo. Entre montanhas e o mar, nossa cidade conta paisagens exuberantes e mais de 50% de seu território preservado por meio de um decreto municipal. Para efeito de comparação, o municipio do Rio de Janeiro, que conta com áreas da maior importância como o Parque Nacional da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca e tantos outros, conta com 35,8% do seu território protegido

Neste cenário, temos 45 trilhas, a maioria localizada em unidades de conservação, como o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) e Reserva Ecológica Darcy Ribeiro. No Parque da Cidade, por exemplo, existe uma rede de 14 quilômetros de trilhas sinalizadas. O município conta, ainda, com trilhas em parques urbanos, como o Horto do Fonseca.

Trata-se de um expressivo capital natural, um potencial para o ecoturismo que, cada vez mais, se apresenta como oportunidade de preservação e de geração de emprego e renda. Esta é uma tendência que ganha ainda mais força neste período pós-pandemia, quando o desenvolvimento econômico com sustentabilidade e inclusão social se mostra ainda mais importante.

Atualmente, a Rede de Trilhas de Niterói está entre as melhores do Brasil. O município possui trilhas de longo curso (TLC), que são pertencentes à Rede Brasileira de Trilhas (Portaria 407/2018). Há opções para trekking, escalada, mountain bike e para prática da educação ambiental. A cidade também conta com rotas acessíveis no Parnit, pilar formador da maior trilha do Brasil que, com cerca de 9 mil quilômetros, ligará o Oiapoque ao Chuí.

Outra importante característica de Niterói é um voluntariado forte e atuante na cidade, que garante trilhas sinalizadas e manejadas, que proporcionam segurança para moradores e visitantes. Hoje, temos 250 pessoas colaborando, reafirmando a boa experiência que o município tem com o trabalho voluntário em diferentes áreas.

Ciente das oportunidades inseridas neste contexto, a Prefeitura de Niterói tem um olhar especial voltado para suas trilhas. Em 2018, em parceria com o município de Maricá, o Município criou a Rota Charles Darwin, que conecta unidades de conservação (Parnit e Peset) e atrativos de grande relevância (MAC, Ilha da Boa Viagem, entre outros). São 28km em Niterói e 70 km no total.

Em 2020, foi instituído o Sistema de Sinalização de Trilhas de Niterói (NitTrilhas) para auxiliar a orientação dos usuários nos trajetos. No mesmo ano, foi lançado o Guia de Trilhas de Niterói, produto que contempla as 45 trilhas, que foram listadas de acordo com a metodologia Femerj. A ferramenta está disponível nas versões impressa e online, em que o usuário tem informações georreferenciadas que potencializam o uso público das áreas protegidas da cidade.

Niterói é ainda o único município que possui destaque na plataforma "Passaporte de Trilhas". Nossa cidade possui papel fundamental com a conexão da Trilha Transcarioca, que atualmente termina no Morro da Urca. A expectativa é de que seja estendida até a Praça XV para conexão com a Rota Darwin, que começa na Praça Arariboia, no Centro de Niterói, e os outros municípios deste lado da Baía de Guanabara na construção da maior trilha da América do Sul.

E não vamos parar por aí. Em 2023, Niterói sediará o próximo Congresso Brasileiro de Trilhas, que este ano acontecerá em Goiânia. Nossa cidade se manterá atenta e atuante para aproveitar as oportunidades inseridas neste eixo do turismo, um dos pilares de nossa estratégia para impulsionar o desenvolvimento baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

POTENCIAL DO BRASIL – Um relatório do US News & World Report, divulgado na última semana, listou o Brasil como principal destino de aventura do mundo entre 78 nações. Nos quesitos avaliados, de um total de 100 pontos, o país superou a marca de 80 pontos em categorias como clima, cenário e diversão. A posição de destaque confirma o potencial do Brasil no cenário pós-pandemia, impulsionado pelo turismo de natureza, grande diferencial do país.

Em muitos países, as unidades de conservação são reconhecidas como um patrimônio, um potencial a ser utilizado de forma sustentável em benefício da população. No Brasil, ao contrário, estas áreas ainda são encaradas como sinônimos de gastos de recursos públicos. Como vice-presidente de ODS da Frente Nacional de Prefeitos, tenho me empenhado em incentivar outros municípios a investir em ações que busquem a geração de emprego e renda com preservação do meio ambiente e mitigação da emissão de gases do efeito estufa. Trata-se de um caminho sem volta. Ou trilhamos o caminho da sustentabilidade ou, simplesmente, não teremos caminho.

Axel Grael
Prefeito de Niterói
Vice-Presidente de ODS da Frente Nacional de Prefeitos - FNP




3 comentários:

  1. Prezado Sr. Prefeito Axel Grael.
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo excelente trabalho que o senhor tem feito na cidade de Niterói.
    Não conheço o senhor, mas sempre ouvir falar muito bem do senhor como pessoa e político, pela sua honestidade e pelo seu excelente trabalho por onde passou.
    Sou morador de Camboinhas, e nos últimos anos a prefeitura de Niterói tem feito um excelente trabalho de melhoria e revitalização da região.
    Mas infelizmente na parte das ruas e das vias, o trabalho não foi bem feito.
    O tampões (de esgoto, energia, gás ou etc), não sei o que tem abaixo dos tampões.
    Os tampões são TODOS MUITO abaixo do nível da rua ou da via, ocasionando “batidas secas” das rodas dos carros.
    O que vem causando enormes prejuízos para os proprietários de carros que trafegam na Região Oceânica.
    O meu carro é uma Mercedes GLA 200, e eu já tive que trocar 4 sensores do ABS das rodas (causando um prejuízo de 10 mil reais).
    Além do alinhamento, balanceamento e cambagem que tem que ser feito, devido as milhares de vezes que batemos nos tampões.
    Tampões esses que são centenas abaixo do nível da rua e da via.
    Além do problema com o carro, a minha esposa tem uma extrusão na medula da coluna cervical.
    E ela tem que se locomover de Camboinhas para a Clínica de Fisioterapia e Reabilitação, que fica em Itaipú, todos os dias.
    E devido as batidas e quedas nos tampões, o problema de saúde dela não melhora.
    Ela faz os exercícios de reabilitação e a fisioterapia, E NA VOLTA PARA CASA BATE EM DEZENAS DE TAMPÕES NO TRAJETO ITAIPÚ/ CAMBOINHAS.
    Solicito a Vossa Excelência, que venha dar um passeio e fiscalizada nas ruas e vias principais da Região Oceânica.
    Se o senhor fizer o trajeto do túnel Charitas até o Posto Monza em Itaipú, e fizer o trajeto de volta, confirmará o que eu lhe estou comunicando.
    Já dirigi nas cidades de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Curitiba, nos países México/Cancun, Estados Unidos, Portugal (dirigi mais de 1.000 kms) e Espanha (também mais ou menos uns 1.000 kms), e as ruas, vias e estradas não tem esses tampões.
    Não precisamos ir tão longe, na cidade do Rio de Janeiro, às ruas e vias também não tem esses tampões abaixo (MUITO ABAIXO) do nível da rua.
    Peço a Vossa Excelência, que sejam tomadas providências em relação ao assunto relatado.
    Muito obrigado, e que o senhor continue sendo essa ótima pessoa e político, que as pessoas que convivem com você falam.
    Atenciosamente,

    Uirá de Souza Martins.
    OBS.: Eu esqueci de escrever o seguinte:
    Eu não estou aqui querendo indenização pelos prejuízos causados ao carro, e as sessões de fisioterapia e reabilitação da minha esposa, que quase sempre ficam perdidas, pelas batidas nos tampões após as sessões.
    Eu só peço que o trabalho feito, seja consertado.

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  2. Olá, Uirá. Vou encaminhar a sua reclamação para a área competente da Prefeitura. Axel Grael

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  3. Olá Uirá. Encaminhei a sua mensagem para a área responsável na Prefeitura.

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