OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

ROTA DE DARWIN: Niterói na rede de trilhas nacional de 18 mil km




O Engenho do Mato é um dos bairros de Niterói que compõem a Rota Darwin. Divulgação


Trilhas em Niterói

Trilhas no Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT.

Potencial turístico e esportivo do PARNIT.


Sistema que motiva esportes, preservação natural e economias locais, começa a ser construído no Brasil

O governo federal cria na sexta-feira (19) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), formada por quatro grandes corredores interligando paisagens naturais no país por onde milhões de pessoas poderão transitar. O documento que oficializa o início do projeto será assinado em São Paulo, durante uma feira de esportes. Niterói está incluída no passeio nacional através da Rota Darwin, caminho de 74 km, que segue na cidade pela Praça Arariboia, no Centro, e vai até Maricá.

A expectativa é de que, em 20 anos, sejam construídas rotas ao longo de unidades de conservação e ecossistemas que, juntas, somarão 18 mil quilômetros. Pouco mais de 10% desse trecho já estão concluídos, com a sinalização feita com desenhos de uma pegada amarela sobre uma base preta, indicando o sentido a ser percorrido.

Entre as trilhas prontas estão o Caminho da Serra do Mar (RJ), a Transcarioca (RJ), a Transespinhaço (MG), a Rota Darwin (RJ-PE) e o Caminho das Araucárias (RS/SC), que integram o corredor Litorâneo. 


Logo que marca a sinalização da trilha Rota de Charles Darwin.


Outras são o Caminho de Cora Coralina (GO) e o Caminho da Floresta Nacional de Brasília, que fazem parte do Caminhos dos Goyases; a Trilha Chico Mendes (AC); e a Transmantiqueira (RJ, MG e SP).

Os outros circuitos são o Litorâneo, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS); o Caminhos Coloniais, do Rio de Janeiro a Goiás Velho (GO); o Caminhos dos Goyases, entre Goiás Velho e a Chapada dos Veadeiros (GO); e o Caminhos do Peabiru, ligando o Parque Nacional do Iguaçu (PR) ao litoral paranaense.

O sistema funcionará como uma alternativa de esporte na natureza, contribuindo para o fluxo da fauna e preservação vegetal com a conexão das unidades de conservação federais, estaduais e municipais.

Outro resultado esperado com a rede é o aquecimento das economias locais nas cidades ao longo dos percursos. Isto porque moradores poderão explorar serviços de hospedagem, camping, guias e alimentação, além do comércio de equipamentos para as caminhadas.


Fonte: O Fluminense




---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ROTA CHARLES DARWIN: Trilha ecológica vai unir Niterói e Maricá
PARNIT: com os avanços na implantação de trilhas ecológicas, Niterói é convidada a integrar iniciativa nacional do ICMBio

NITERÓI MAIS VERDE

FAO: Niterói é destaque em publicação sobre ambiente
No dia das florestas, ONU celebra criação e proteção de áreas verdes em Niterói
NITERÓI MAIS VERDE: FAO lança publicação que inclui Niterói como um exemplo de política para florestas urbanas
POLÍTICA DE ÁREAS VERDES DE NITERÓI É APRESENTADA EM EVENTO INTERNACIONAL NO PERU

PARQUES E ÁREAS VERDES: Niterói possui um dos maiores índices de áreas verdes/habitante
PARQUES E CLIMA NO PLANEJAMENTO URBANO DE NITERÓI


PARNIT


PRO-SUSTENTÁVEL


OUTRAS POSTAGENS












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.