Opiniões e notícias: Niterói, políticas públicas, Projeto Grael, náutica, meio ambiente, sustentabilidade, temas globais e outros assuntos.
OUTRAS PÁGINAS DO BLOG
▼
sexta-feira, 20 de abril de 2018
Niterói recebe evento 'Oceano Sem Plástico'
Maria Costa
Praia de Charitas foi escolhida para ação de limpeza que acontece neste domingo
A Praia de Charitas, na Zona Sul de Niterói, recebe amanhã (22) um mutirão de limpeza como parte do projeto 'Oceano Sem Plástico', promovido pelo Ong internacional WWF. O evento contará com cerca 500 voluntários que atuarão fazendo a retirada de resíduos na faixa de areia da orla. Essa já é a quarta edição do evento que percorre praias brasileiras com objetivo de conscientizar a população e autoridades sobre os perigos que o descarte e o uso do plástico representam para o meio ambiente.
A mobilização começa às 8h30 com a limpeza em toda faixa de areia da praia. Interessados em participar do evento como voluntário podem se cadastrar clicando aqui.
Já foram realizadas três edições do evento no Brasil, sendo a primeira na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, no arquipélago de Fernando de Noronha e no Recife, em Pernambuco.
Para a diretora de comunicação da WWF-Brasil, Gabriela Yamaguchi, a ação é importante, pois o plástico demora cerca de 400 anos para se decompor.
“No oceano, ele pode se tornar uma verdadeira epidemia, como estamos vendo acontecer. A ilha de lixo que flutua hoje no Oceano Pacífico já chega ao tamanho do estado do Texas, nos Estados Unidos. Precisamos agir com urgência", afirmou.
Uma pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial estima que, até 2050, existirá mais plásticos nos oceanos do que peixes. Anualmente, cerca de um milhão de espécies marinhas morrem em virtude da quantidade de resíduos que são despejados nos mares. Esses são apenas alguns dos fatores que indicam o grau de degradação ambiental.
Niterói - Segundo a Prefeitura já foram retiradas 619,66 toneladas de resíduos recolhidos pela Companhia de limpeza de Niterói (CLIN) apenas nos três primeiros meses do ano. Sendo março o mês de maior quantidade com 242,02, em janeiro foram 206 toneladas, e fevereiro 171,64.
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.