OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Prefeitura inaugura UMEI no Sapê, a quarta este ano



 



O prefeito de Niterói e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, inauguraram na manhã desta quarta-feira (7/8) a UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) Vinicius de Moraes, no bairro do Sapê.

Em sete meses, é a quarta UMEI a ser inaugurada pela atual administração. Ela integra o programa "Mais Infância", uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o governo federal, que será responsável pela construção de 20 novas unidades pelos próximos quatro anos. Já foram inauguradas as UMEIs da Vila Ipiranga e Magnólia Brasil, ambas no Fonseca, e de Itaipu, na Região Oceânica. Em novembro, será lançada a UMEI do Caramujo, que será a maior creche municipal de Niterói, com 300 vagas. 

"Nós temos um compromisso que é cuidar de quem mais precisa. Essa UMEI aqui do Sapê é muito especial porque fica em uma região que tanto precisava. Temos esse programa, o Mais Infância, que estamos olhando com muito carinho. Todos os prefeitos anteriores construíram 25 UMEIs. Nós vamos construir pelos próximos quatro anos, 20 novas UMEIs. Só este ano, em sete meses, foram quatro. E em novembro, vamos inaugurar no Caramujo, em um bairro popular, a maior UMEI de Niterói, que terá 300 vagas, todas adaptadas. Todas as UMEIs terão essa perspectiva da inclusão e da acessibilidade", disse o prefeito.

A cerimônia de inauguração da UMEI Vinicius de Moraes contou com uma presença ilustre: a filha do poeta, Maria de Moraes, que disse ter ficado muito emocionada com a homenagem ao pai. Vinicius (1913-1980) completaria 100 anos em outubro.

"É um prazer, uma alegria muito grande ver uma escola novinha em folha para uma comunidade que tanto precisa. Uma gestão que dá ênfase a educação tem o meu respeito e a minha simpatia. Fico muito grata pelo esforço do atual governo em construir 20 novas escolas e emocionada em ver crianças pequenas se identificarem com a obra deste poeta centenário", disse.

A UMEI Vinicius de Moraes oferece 140 vagas para a educação infantil: 75 já foram preenchidas por alunos de uma creche comunitária e as matrículas para o restante das vagas começa nesta quinta-feira (8/8). A unidade também está abrigando 120 alunos, do ensino fundamental, da escola municipal Levi Carneiro que estavam ocupando um anexo precário no colégio.

Ao todo, são sete turmas de educação infantil para crianças de três a cinco anos. Os alunos da creche terão quatro refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e estudam em período integral (8h às 17h).

A unidade conta com 11 salas, 21 professores (incluindo os de ensino fundamental), sala de multimídia (equipada com DVD, mesa alfabética), sala de recursos (para portadores de necessidades especiais), uma quadra esportiva coberta e um parquinho.

O secretário Waldeck Carneiro afirmou que quando era titular da pasta da Educação, em 2007, desapropriou o terreno para a construção da escola. No entanto, segundo ele, quando o prefeito Rodrigo Neves assumiu o governo, a atual administração encontrou a obra parada. O investimento na UMEI Visconde de Morais foi de cerca de R$ 3 milhões.

Ele disse que o projeto da creche foi reformulado de modo a nova creche ter mais salas e que a quadra fosse coberta. O espaço esportivo leva o nome do líder comunitário Luiz de Souza Monteiro.

Waldeck afirmou que, no dia 19 de agosto, será realizado na UMEI um evento em homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes e que, no ano que vem, a creche terá aulas de iniciação musical, com foco em MPB, principalmente Bossa Nova.

O prefeito afirmou que, além de uma UMEI, o Sapê ganhará também uma sede do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), a primeira de Niterói. Segundo ela, há 15 dias, a Prefeitura formalizou a doação de um terreno para o Ministério da Educação construir a unidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.