OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

domingo, 3 de fevereiro de 2013

'Faxina' geral pelas ruas e nas calçadas de todo município de Niterói



Ordenamento do espaço urbano é prioridade da nova gestão. Foto André Redlich.
 Por Henrique Moraes

Mesmo com as chuvas atrapalhando o andamento das intervenções, em 30 dias de nova gestão, já foram tapados cerca de 2 mil buracos e realizadas 379 obras pela cidade


"Eu estou trocando o pneu de carro com ele andando”. Foi assim que a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, classificou os seus primeiros 30 dias à frente da pasta. Segundo ela, a cidade está com um demanda reprimida muito grande de serviços públicos deixada pela administração passada.

Ao todo, a secretaria realizou 379 obras entre desobstrução de rede de água pluvial, limpeza de canal, retirada de material, pavimentação, troca de lâmpadas e poda de árvores. Só a operação Tapa Buraco fechou 2.176 buracos.

Contando os processos perdidos de serviços e obras que estão tramitando, a pasta tem 1.529 ações a serem realizadas entre corte e poda de árvore, troca de lâmpadas queimadas, drenagem, pavimentação e retirada de entulho, entre outros. As operações Chuvas de Verão, com a limpeza de rios e canais, Calçada Livre, com ações de ordenamento no passeio público e a troca de 6 mil lâmpadas queimadas são as prioridades para os primeiros 100 dias de governo, afirma Monassa.

“É uma secretaria nova que foi formatada para manter a cidade, para realizar serviços de conservação da cidade. É como o prefeito [Rodrigo Neves] diz, ele é o síndico e eu sou a zeladora. Existe uma demanda reprimida de ações a serem realizadas muito grande. Principalmente de limpeza de ralos, redes e canais da cidade. Estamos com uma força-tarefa para o plano de chuvas de verão. Eu estou trocando o pneu de carro com ele andando. Não podemos parar”, comenta Monassa.

Chuvas atrasam obras- Em função das ações emergenciais por conta de um início de ano com muitas chuvas, Monassa diz que a meta de trocar 6 mil lâmpadas em 100 dias está em atraso.

“Só trocamos 400 pontos de lâmpadas até agora. A ideia era fazer um número maior, mas as emergências das chuvas atrapalharam nossos planos. Praticamente perdi 30 dias. Agora, vou colocar três equipes nos três turnos, manhã, tarde e noite, para até em 100 dias de governo concluirmos a meta de trocar 6 mil lâmpadas queimadas”, promete a secretária.

Ela diz que quer baixar o percentual aceitável de lâmpadas queimadas que é de 2%. “Hoje estamos com cerca de 12% de lâmpadas queimadas. O problema é que há seis meses não se trocava lâmpadas na cidade”, detalha Monassa informando que há 45 mil braços de iluminação espalhados pelo município de Nierói.

Investimentos em Icaraí- Sendo uma das seis secretarias com ações na Operação Calçada Livre, que neste primeiro mês está fazendo ordenamento no passeio público das calçadas das ruas Moreira César e Gavião Peixoto, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos está realizando diversas ações em Icaraí. Uma delas é padronizar as jardineiras das calçadas.

“Só na Rua Moreira César já fizemos reparo em 480 jardineiras”, destaca Monassa informando ainda que poda de árvores, troca de lâmpadas queimadas e limpeza de ralos estão entre as principais medidas dentro do programa Calçada Livre.

O serviço já começa a ser percebido pelos moradores do bairro, que reclamavam do abandono. "Icaraí está voltando a ser valorizado pela prefeitura, está voltando a ser um bairro bonito", avalia a moradora Isabel Fernandes Vieira, aposentada de 75 anos.

Mutirão de serviços- Devido aos alagamentos causados pelas últimas chuvas na cidade, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos está realizando um mutirão de serviços para a desobstrução dos principais canais de Niterói e limpeza de bueiros e galerias de águas pluviais. Ao todo, 2,26 mil operários estão sendo mobilizados na ação da prefeitura, sendo 460 deles da secretaria e 1,8 mil da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

O mutirão começou a ser realizado pela secretaria no último dia 17. Os trabalhos contam com o apoio da concessionária Águas de Niterói, que emprestou máquinas e equipamentos à prefeitura e Niterói. Segundo a secretária Dayse Monassa, a limpeza está ocorrendo, principalmente, em bairros como São Francisco, Charitas, Largo do Barradas, Fonseca, Santa Rosa e Icaraí, onde os moradores mais sofrem com os alagamentos.

Garis da Clin, empresa subordinada à secretaria, vêm realizando serviços de limpeza de encosta. “Os operários estão nas ruas, trabalhando na limpeza das galerias e dos valões. Mas a população também tem que contribuir, parando de jogar lixo nas ruas”, apela Monassa.

Desafio- O principal desafio, segundo Dayse Monassa, é agilizar os procedimentos do órgão. “Identifiquei processo aqui que tem mais de dois anos parado sem resposta ao reclamante. Isso não pode continuar acontecendo. Qualquer liberação de obra de drenagem, por exemplo, demorava 74 dias só para emitir uma resposta. Tem que ser no máximo 30 dias. Quero uma secretaria mais moderna e ágil, com menos papel e mais serviço”, conclui.

Fonte: O Fluminense

2 comentários:

  1. Prezado Grael,
    Me permita algumas observacoes:
    -Nao se desobstrui galerias de Aguas Pluviais somente limpando Caixas de Ralo.Tambem nao adianta somente usar Sewer Jet(que limpa ramais e galerias)sem a Vac All que limpa as Caixas de Areia.
    -A carga e descarga na Gaviao peixoto continua uma bagunca atrapalhando o transito.
    -Onibus de todas as emnpresas andam pelo centro da pista,como por exemplo nas ruas Domingues de Sa(linha 30),Mariz e Barros(linha 49/43),etc... criando uma procissao atras deles e obstruindo o transito.Eles fazem isso visando coibir que sejam ultrapassados.
    -Experimente ficar ou colocar um fiscal nos pontos da Praia de Icarai e vera que eles nao entram nas baias,obrigando o cliente ir ao meio da rua para pegar a conducao.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Axel,
    Sugiro que a ordenacao passe pela regulamentacao do espaco entre o meio fio e as jardineiras,pois as vagas de carros que a Prefeitura disponibiliza tem obrigatoriamente permitir que o dono do veiculo abra sua porta.
    Alem disso,recomendo que sempre junto a Sewer Jet,a Prefeitura mande uma Vac All para desobstrucao das galerias pluviais,pois o trabalho da Sewer Jet sozinho e infrutifero.
    Reforco que um dos ingredientes da bagunca urbana que Niteroi vive e pela falta de fiscalizacao dos onibus e dos usuarios de motos.O que os coletivos(exemplos linhas 30,43 e 49) nas ruas de duas pistas do Jardim Icarai e um absurdo.Usam o centro das duas pistas para nao serem ultrapassados,fazem com que o cliente va a rua pegar ou saltar do coletivo e criam uma procissao de carros atras deles.Isso sem falar nas baias da Praia(como Belizario com Praia) que eles desrespeitam e param na via.O passageiro corre o risco de ser atropelado ao tentar acessar o onibus e a desordem e o desrespeito urbano estao configurados e impunes.
    Espero ter ajuddo.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.