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domingo, 3 de junho de 2012

Um trabalho inspirador de educação para a sustentabilidade


Iniciando a palestra na Escola Parque. Divulgação Escola Parque. 

Após a minha apresentação, participantes do GAEP apresentaram o resultado do trabalho. Divulgação da Escola Parque.

Às vésperas da Rio+20 tive uma experiência inspiradora: conheci de perto um exemplo de boa prática de educação para a sustentabilidade.

No dia 29 de maio, apresentei uma palestra sobre Sustentabilidade na Escola Parque (Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), que é reconhecida pelos métodos inovadores e pela qualidade do ensino que oferece. Trata-se de uma escola privada que atende à camada mais abastada da população, mas que precisa ser vista com mais atenção mesmo para os planejadores da educação pública.

Exercer o papel de palestrante sobre temas ambientais e sociais, incluindo políticas públicas, educação e esportes, etc., me dão muito prazer, mas, naquela noite o mais gratificante foi conhecer o trabalho realizado por aquela escola e seus alunos. Após a minha apresentação, os alunos que participam do GAEP (Grupo Ambiental da Escola Parque) apresentaram os resultados do trabalho que realizaram para propor práticas sustentáveis para a escola. Foram fundo na avaliação crítica da gestão e da infraestrutura e verificaram aspectos como a produção de lixo, saneamento, eficiência energética, gastos de água, etc. Além de estimulá-los, a escola compromete-se a fazer os investimentos necessários para atender as sugestões dos alunos.

Além de ambientalmente corretas, medidas de eficiência energética, redução do desperdício de água e outras mudanças resultam na redução das despesas de custeio. Um acordo da direção da escola e os integrantes do GAEP prevê que os recursos que serão poudados gerarão um fundo para que a escola invista em ações de responsabilidade socioambiental junto à comunidade.

O compromisso da Escola Parque na formação ambiental de seus alunos não fica por aí. Me informaram que, recentemente, um grupo de alunos integrou uma expedição educativa promovida por uma organização internacional que os levou, junto com estudantes de outros países, para conhecer a região Ártica (Groelândia, etc), para que presenciassem os impactos das mudanças climáticas na região e para que conhecessem a dimensão dos problemas que ameaçam o futuro.

Outra viagem de estudos foi realizada ao Pantanal.

Uma geração com uma enorme responsabilidade e que precisa ser devidamente motivada e capacitada

Estar com aqueles jovens me encheu de esperança e me levou à seguinte reflexão: a minha geração tem a responsabilidade de reverter o processo que está levando o planeta à exaustão e firmar as bases para a sustentabilidade. Não sei se temos condições de ir mais além, considerando que ainda nos vemos na obrigação de superar conflitos seculares como desmatar para aumentar a fronteira agrícola (vide o Código Florestal onde as teses pro-desmatamento ainda tem o apoio majoritário do nosso Congresso Nacional), consumismo, energia, etc.

A geração daqueles jovens alunos herdará a responsabilidade de promover a recuperação do planeta.

A minha geração não poderá falhar na sua missão histórica, pois ameaçaremos a capacidade da geração daqueles jovens do GAEP cumprir a parte deles. E, se eles falharem, poderá ser tarde demais.

E a Rio+20 é uma das oportunidades importantes que a minha geração ainda tem para avançar neste objetivo. E o cenário não é dos melhores...

A responsabilidade da minha geração é mudar o rumo, mas também preparar a geração que chega para que cumpra a sua própria missão.

Por isso, o trabalho da Escola Parque é tão importante. Que ganhe visibilidade, que inspire a educação e que faça uma diferença decisiva na revolução do ser, do pensar e do agir que precisamos promover.

Ou não haverá sustentabilidade...

Axel Grael

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Projeto EP+20 é lançado oficialmente na unidade Barra

No dia 29 de maio, aconteceu, na Unidade Barra, o lançamento oficial do Projeto EP+20. Abrindo o evento, a diretora pedagógica da Escola, Patrícia Lins e Silva, falou sobre a sustentabilidade na Escola Parque ao longo desses 20 anos, desde a ECO, que aconteceu junto à Rio 92.

O convidado da noite, Axel Grael, engenheiro florestal e presidente da ONG Projeto Grael, ministrou a palestra “Rio+20 e o Caminho da Sustentabilidade”, sobre a Rio+20 e o papel de cada um para o desenvolvimento sustentável. Ele destacou, ainda, a importância de grupos como o GAEP (Grupo Ambiental da Escola Parque) na formação de uma geração comprometida com o futuro do planeta.

Por fim, após uma breve explicação sobre o que é sustentabilidade, componentes do Grupo apresentaram o projeto EP+20+5, trabalho que envolve todos os alunos da Escola Parque. Eles falaram sobre a experiência ao Pantanal, realizada em 2011, e sobre a participação em eventos ligados à Rio+20.
 
Fonte: Escola Parque

2 comentários:

  1. Obrigada , Alex Grael, por compreender nossos esforços para educar as próximas gerações para as responsabilidades de seu tempo. Conhecer seu trabalho e te ouvir foi interessantíssimo e inspirador. Aprendemos muito. Suas palavras nos dão a certeza de que estamos no caminho certo.
    Um grande abraço,
    Patrícia Konder Lins e Silva
    Escola Parque

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  2. Professora Patrícia.

    Meus comentários são sinceros. Parabéns a toda a sua equipe e aos alunos pela demonstração que a mudança é possível.

    Axel Grael

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