OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Lars Grael conta como foi a regata Preben Schmidt

Aileen, comandado por Torben Grael, procura abrigo contra a maré vazante ao contornar a laje da Fortaleza de Santa Cruz para retornar à Baía de Guanabara. O barco Aileen, orgulho da família Schmidt Grael, pertenceu ao homenageado pela regata, Preben Schmidt, e hoje é cuidadosamente mantido pelo seu neto Torben. Em 2012, será comemorado o centenário do Aileen, que é o barco mais antigo ainda em atividade no país. Foto de Fred Hoffmann.

No último dia 17 aconteceu em Niterói a tradicional regata Preben Schmidt, sediada pelo Rio Yacht Club, o Sailing. Leia abaixo o relato de Lars Grael contando como foi a regata:

“A regata foi triste para o nosso lendário veleiro Marga (de 1933) que mal pôde sair da poita. Fomos abalroados (colididos) por outro veleiro que vinha sem preferência e gerou a quebra do nosso mastro. Pena após meses de preparação do veleiro que defendia 7 conquistas consecutivas da sua categoria. A regata reuniu 91 barcos em 9 categorias. Na categoria dos “barcos de época” (desenhados até 1949), o triunfo foi do Aileen (de 1912) na abertura do seu centenário. O barco foi conduzido por meu irmão, Torben Grael. Na 2ª e 3ª colocações desta categoria, outros 2 barcos da família Schmidt com respectivamente Linie (Rolf Schmidt – primo) e Barbra (Tio Axel Schmidt). Na categoria dos “clássicos” (desenhados até 1969), a vitória foi do Lady Lou comandado por Andrea Soffiatti Grael.

A regata teve ainda a vitória do nosso Tangará II com Renata Pellicano Grael, Sofia Grael, Nelson Faria na tripulação na categoria dos “antigos” (desenhados até 1979). O prêmio Ingrid Schmidt Grael para o barco com maior estilo dentro das tradições do esporte da Vela, o prêmio de 2011 foi para o belo e reformado Cangrejo (RJ) que teve na tripulação, os campeões Alexandre Tinoco (conhecido como Amiguinho) e Juliana Mota.

A disputa foi dura para a escolha da principal jurada, Tia Moema Schmidt , pois, outros barcos estavam no páreo como os belos Froya (SP), Bystra (PR)e Chestnut Tree (SP). O Sailing está de parabéns com a exemplar condução da Comodoro Patsy Ferreira, Cacau Swan Freitas e todos os demais que se voluntariaram para manter nossas tradições valorizadas.

Falando no RYC, cabe registrar o brilhante resultado da sobrinha Martine Grael e sua proeira, a medalhista olímpica Bel Swan no Campeonato Mundial de Vela Olímpica em Perth na Australia. Brilhante conquista do top dez (8 geral) com direito a ganhar regata e classificar o Brasil para os Jogos Olímpicos de Londres.

Lars Schmidt Grael”

Fonte: murillonovaes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.