OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projeto Grael passa a compor a Rede de Colaboradores do Golfinho Flíper

Golfinhos Flíper em águas no entorno do Arquipélago das Cagarras. Crédito: Liliane Lodi. (Instituto Mar Adentro)


Golfinho flíper (Tursiops truncatus)

Ontem (23/09/2011), o Projeto Grael recebeu a visita da pesquisadora e ambientalista Liliane Lodi, uma das mais destacadas estudiosas dos mamíferos aquáticos do nosso litoral, em particular dos golfinhos que habitam a nossa região. Autora de diversos trabalhos científicos e de divulgação sobre a importância de preservação estas espécies, Liliane Lodi fez uma palestra para os alunos do Projeto Grael, dando início a uma perceria: os alunos do Projeto Grael quando estiverem no mar, ajudarão o trabalho científico da pesquisadora observando e registrando as avistagens destes mamíferos.

Com uma enorme extensão geográfica e variedade de ecossistemas, o Brasil é dono de um magnífico patrimônio biológico. Isto é motivo de grande orgulho, mas ao mesmo tempo, envolve uma imensa responsabilidade em criar e implementar estratégias de proteção desses locais e da vida selvagem que neles habita.

Um dos objetivos inseridos no Projeto Ilhas do Rio, sob responsabilidade do Instituto Mar Adentro e patrocinado pela Petrobras Ambiental, é monitorar a dinâmica populacional dos golfinhos-flíper que vem sendo estudada no Arquipélago das Cagarras desde 2004, através da obtenção de dados sobre fidelidade de área, tamanho e composição de grupo e organização social.

O golfinho-flíper é uma espécie comum em águas costeiras do Rio de Janeiro. No entanto, informações sobre seus padrões de ocorrência, distribuição e movimentos ao longo do estado ainda permanecem pobremente conhecidos.

O Projeto Grael irá compor a rede de colaboradores informando dados sobre avistagens ao Instituto Mar Adentro, tais como coordenadas, comportamento, número de indivíduos no grupo, etc. Esses dados são muito importantes para o conhecimento da espécie.

Você também poderá participar, preenchendo a ficha de avistamento que está disponível nos seguintes endereços. Lá também você aprenderá a identificar esta espécie de golfinho:

http://www.cagarras.com.br/
http://www.clubecariocadecanoagem.com.br/
http://www.tempodefundo.com.br/
http://www.ondazul.org.br/
http://www.urcacanoeclube.com.br/

Os golfinhos observados em seu ambiente natural são animais selvagens e podem sofrer várias injúrias e molestamentos se não admirados à distancia, com cuidado e respeito. Interações irresponsáveis com o homem podem ameaçar a saúde e segurança de todos.

Lembre-se: golfinhos podem abandonar uma área se forem continuamente perturbados. Você é parte do esforço global para ensinar as pessoas a protegerem os golfinhos e o seu ambiente.

Um comentário:

  1. AVISO IMPORTANTE,NO DIA 04 DE OUTUBRO DE 2011.AS17 HORAS.NO AUDITORIO DA FIRJAN, RUA GERSON CHERNICHARO,S/N BAIRRO DA LUZ, NOVA IGUAÇU, UNIDADE DO SENAI. O INSTITUDO ESTADUAL DO AMBIENTE-INEA-E AS PREFEITURAS DE DUQUE DE CAXIAS ,NOVA IGUAÇU E BELFORD ROXO ESTAO CONVIDANDO PARA A CONSULTA PUBLICA -REFERENTE A CRIAÇAO DA AREA DE PROTEÇAO AMBIENTAL[APA]DO ALTO IGUAÇU, TEMOS QUE ESTAR PRESENTES PARA SABER O QUE IRA ACONTECER EM NOVA IGUAÇU ,ENCARECIDAMENTE :ADRIANO NAVAL .COODERNADO EXECULTIVO DO PROJETO IGUAÇU EM NOVA IGUAÇU.ADSUMUS

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.