OUTRAS PÁGINAS DO BLOG

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Velejadores do Projeto Grael lideram a regata Cape Town - Rio


Com mais da metade do percurso de travessia do Atlântico já percorrido, o barco City of Cape Town, patrocinado pela prefeitura da Cidade do Cabo e que conta com quatro velejadores do Projeto Grael na tripulação (únicos brasileiros na regata), continua liderando a regata no tempo corrigido.

O tempo corrigido é uma forma de estabelecer um comparativo entre barcos de diferentes tamanhos, tipos de desenho e construção, e outros critérios. Ou seja, um barco maior e mais sofisticado precisa chegar com uma determinada vantagem com releção a outro menor e menos sofisticado.
O barco City of Cape Town (de 41 pés) só tem um barco à sua frente, o Prodigy, de 51 pés, e descrito no site da competição (http://www.capetorio.heineken.com/) como "uma máquina de regata". Com o critério do tempo corrigido, o City of Cape Town lidera com boa vantagem sobre os adversários.

Desde o início, o barco com os brasileiros optou por uma rota mais ao Norte que os demais e o resultado tem sido muito bom até agora. Nos últimos dias, a performance tem sido sempre superior à dos adversários, sendo que o barco registrou uma singradura de 213 milhas nas últimas 24 horas. A única excessão é para o Prodigy, que tem sido mais rápido (221 milhas nas últimas 24 horas), mas não o suficiente para compensar as suas vantagens comparativas e, por isso, o barco não está em boa posição geral na regata (tempo corrigido). No tempo corrigido, o Prodigy está em oitavo lugar. Os barcos que seguem depois dos dois barcos mais a frente tem tido um resultado bem inferior: Ciao Bella, o segundo colocado no tempo corrigido, avançou 174 milhas; Xtra-link, 179 milhas e Cape Storm, 150 milhas. Os demais barcos estão ainda mais lentos.

Prodigy tem encontrado muitas dificuldades. A regata, como esperado, tem sido com vento em popa praticamente desde o seu início, na Cidade do Cabo. Mesmo com ventos moderados, o Prodigy já rasgou dois spinnakers (vela balão), velas apropriadas para melhorar a performance com ventos de popa e través. Estas velas devem estar fazendo muita falta. Outro problema é que devido às características do barco, o Prodigy não tem bom resultado quando veleja de vento em popa ("popa raso") e, portanto, os seus tripulantes são forçados a veleja-lo um pouco mais orçado, o que obriga que o barco prossiga fazendo um "zigue-zague", levando-o a singrar uma distância muito maior que os demais. O comandante do barco estima que para avançar as 221 milhas registradas, o barco teve que percorrer na verdade 270 milhas.

O que terão pela frente?

Como indica o mapa acima, que representa as curvas de pressão atmosférica no Oceano Atlântico Sul (hoje, terça feira, 25/01/2011), mostra que os barcos deverão encontrar ventos mais fracos e instáveis ao se aproximar do litoral brasileiro. Isso deverá diminuir o excelente ritmo que a regata teve até agora e atrasar um pouco a chegada dos primeiros colocados ao Rio de Janeiro.

Tudo leva a crer que ainda teremos muita emoção pela frente e continuaremos na torcida para que o City of Cape Town faça uma ótima chegada ao Rio de Janeiro. Qualquer que seja o resultado, teremos muito o que comemorar.

---
Quer saber quem são os quatro velejadores do Projeto Grael na Regata Cape Town-Rio? Acesse aqui

A TRIPULAÇÃO DO PROJETO GRAEL NA REGATA CAPE TOWN RIO TEM O APOIO DAS EMPRESAS:

WELLSTREAM
G-COMEX

2 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO PELAS NOTÍCIAS DA CPETO RIO.
    ESTAMOS NA TORCIDA POR NOSSOS GAROTOS QUE COM CERTEZA CHEGARÃO AO PÓDIUM.

    ResponderExcluir
  2. Já tem previsão de chegada?

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.