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quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Respondendo ao texto de Aspásia Camargo sobre a Baía de Guanabara

Aspásia Camargo
A Baía de Guanabara é um dos principais ícones do Rio de Janeiro. É também a porta de entrada da nossa cidade, uma das primeiras paisagens que o turista vê ao desembarcar no Galeão. Uma pena que, ao invés de um cenário idílico, o visitante se depare com uma verdadeira lata de lixo.

Nossa cidade nasceu na Baía. Mas, ultimamente, tem crescido de costas para ela, literal e simbolicamente, expandindo-se até a Barra. O padrão desse modelo de crescimento foi feito às custas da poluição das águas e sem uma política de saneamento adequado.

Os grandes rios e baías do mundo foram ou estão sendo despoluídos. Em 2000, fizemos na Fundação Getúlio Vargas, junto com a Petrobras, um grande seminário. Reunimos dirigentes responsáveis por outras grandes baías do mundo em processo final de despoluição. A Baía de São Francisco, de Chesapeake – na costa leste americana - Tóquio, Delta do Reno e de Veneza. Todos esses exemplos exigiram vontade política, audácia e imaginação.

Recebemos, como herança da Conferência da ONU de 92, mais de um bilhão e meio de dólares, que gastamos muito mal. O projeto foi de despoluição apenas no nome, pois não tinha nenhum compromisso em melhorar a qualidade das águas; apenas fazer obras. Centrais de tratamento caríssimas, que até hoje não se conectam com as residências a sua volta. É sempre a visão obrista do desenvolvimento. Obras caras, com bons retornos político-financeiros, que custaram ao Brasil a desmoralização do programa de despoluição da Baía de Guanabara. Pergunte aos japoneses o que eles pensam da seriedade brasileira, do que fizemos com os recursos que eles nos emprestaram!

A meta ambiental agora deve ser despoluir a Baía de Guanabara até 2016. Que tal fazer uma regata da Ilha do Governador até Paquetá para comemorar as Olimpíadas?

Quero saber o que você pensa a respeito disso. Quero também a opinião do Instituto Baía de Guanabara e dos meus amigos: Dora Negreiros, Sergio Alcaide, Manuel Sanches e Axel Grael.
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Minha resposta:
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Amiga Aspásia.
Você tem razão quanto ao problema das prioridades do PDBG. Infelizmente, a primeira fase teve uma ênfase obreira e resultados frustrantes, embora os avanços na área do controle industrial tenham sido razoáveis. Na minha opinião, as prioridades agora deveriam ser:
1) estabelecer um modelo de gestão que contemple a criação de um ente gestor, aos moldes das “Bay Authorities” existentes em outras baías no mundo;
2) estabelecer um processo participativo que reúna massa crítica e capacidade de decisão em torno das ações na Baía. Para este fim, uma das iniciativas a serem implementadas deveria ser o Projeto Baía Nota 10, do IBG;
3) definir um Plano Diretor de Dragagem, que identifique as demandas para as próximas décadas e aponte as soluções para a disposição do material dragado, principalmente para os sedimentos contaminados. Por falta deste planejamento, hoje as decisões são tomadas a cada licença ambiental, o que é um equívoco;
4) ampliar os investimentos em saneamento, com a participação dos municípios, observando-se os resultados alcançados pela cidade de Niterói.

Temos que estar muito vigilantes e cumpridores do nosso papel de cidadania, cobrando que o compromisso ambiental da candidatura Rio 2016 seja de fato cumprido. Neste aspecto, se compararmos a nossa proposta com a das demais cidades candidatas (principalmente Tóquio), enquanto os demais apresentaram planos ambientais de alta sofisticação e de ambiciosos e futurísticos saltos tecnológicos, a proposta do Rio foi de apenas resolver os nossos tristes passivos. Ou seja, oferecemos apenas recuperar o nosso atraso de investimentos (que eu estimo em mais de 3 décadas), o que já é um enorme desafio, considerando o prazo exíguo e a nossa lamentável tradição de leniência com os investimentos ambientais.
Será um vexame e um desperdício de oportunidade histórica se nem isso alcançarmos. Portanto, a sociedade precisa se mobilizar.
Um abraço.
Axel Grael

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