MAIS DE 600 MILHÕES DE SACOLAS PLÁSTICAS FORA DE CIRCULAÇÃO NO RIO
11/ 05/ 2010
Pelo menos 600 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser utilizadas no Rio, desde o lançamento no Estado, em julho do ano passado, da Campanha “Saco é um Saco”, do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria do Ambiente do Rio. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (11/05), na reunião debate sobre a campanha, promovida pela secretária estadual do Ambiente/RJ, Marilene Ramos. Fora de circulação, grande parte das sacolas plásticas deixou de lançada nos rios do Estado. Além de Marilene, estiveram presentes à reunião o presidente-executivo da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari; o vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, o deputado Carlos Minc, e representantes de grandes redes supermercadistas como Wal-Mart e Prezunic. O encontro, realizado na sede da secretaria, no Centro do Rio, teve por objetivo debater os avanços e as dificuldades apresentados durante o processo de implementação da Lei 5.502/2009, que prevê a substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis em estabelecimentos comerciais. Recusar sacolas plásticas sempre que possível é uma das atitudes incentivadas pela Campanha “Saco é um Saco”. De acordo com a secretária, a campanha será intensificada até julho quando expira o prazo, estabelecido pela lei, para que as grandes redes supermercadistas façam efetivamente a substituição desse material pela retornável.
- Vamos intensificar a Campanha “Saco é um Saco” em áreas onde há muita aglomeração de pessoas, como nas praias, no Piscinão de São Gonçalo, no Maracanã, em dias de jogos. Enfim, o objetivo é esclarecer à população que as sacolas plásticas contribuem e muito na poluição do meio ambiente, pois esse material, quando descartado inadequadamente, leva até 500 anos para se decompor na natureza – disse Marilene Ramos.
Segundo o representante da rede de supermercado Wal-Mart, Felipe Zacarin, desde a implementação da lei, a rede supermercadista intensificou sua campanha de redução do consumo de sacolas plásticas. Com isso, conseguiu reduzir em 10%, ou seja, em 139 milhões, o consumo de sacolas plásticas de sua rede no país. O Wal-Mart também lançou o programa de desconto para clientes que não utilizarem, em suas compras, as sacolas plásticas. Para viabilizá-lo, a rede supermercadista investiu, no primeiro trimestre deste ano, recursos de R$ 700 mil.
Desde que foram introduzidas no país, na década de 80, as sacolas plásticas passaram a ser reutilizadas pelos brasileiros para o acondicionamento do lixo. No Brasil, cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas são distribuídas por ano, sendo que cada cidadão brasileiro consome, em média, 800 delas por ano. A reciclagem desse material é de difícil mensuração. Poucos sacos plásticos são corretamente destinados, estando geralmente misturados a outros resíduos, ficando, portanto, contaminados e inutilizados para a reciclagem. A lei 5.502/2009 prevê um prazo de 2 a 3 anos para que empresas de pequeno porte façam a substituição e, um ano para as de grande porte. Para estas, o prazo expira em 15 de julho. Quem não cumprir ficará sujeita a penalidades previstas na lei como multa que pode chegar a 10 mil Ufirs-RJ.
Release da Ascom SEA
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